61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
Espécies que colonizam áreas degradadas pela exploração de petróleo e gás natural no município de COARI. AM. BRASIL.
Radielly da Silva Oliveira 1
Ieda Leão do Amaral 1
Jorge Glauco Costa Nascimento 1, 2
1. INPA
2. Universidade do Estado da Bahia
INTRODUÇÃO:

As áreas degradadas causam alteração do habitat e, conseqüentemente, modificam a estrutura da vegetação e a composição das espécies. A formação dessas áreas alteram o microclima, ciclagem de nutrientes e de água, causando um desequilíbrio na fauna e comprometendo a diversidade vegetal. Informações sobre a composição e a riqueza das espécies que colonizam esses ambientes são escassas. Este trabalho tem como objetivo identificar as espécies que regeneram as áreas que estão sob impacto da exploração petrolífera e gás natural na região da Bacia rio Urucu Coari-AM.

METODOLOGIA:

O estudo foi desenvolvido na área de exploração de petróleo e gás natural localizada entre as coordenadas 4° e 5º S / 63º 35’ e 65° W, no Município de Coari – AM. O clima da região é do tipo Afi, temperatura média de 22,5o C e máxima de 31,5 oC. O solo é argiloso e apresenta um relevo ondulado, bem drenado, sob floresta tropical densa. Para o estudo de campo foi realizado coleta de material botânico fértil (flor e fruto), de forma aleatória, e para cada espécies foi anotada descrições de campo sobre dados dendrológicos hábito, tronco, casca, e aspectos da folha, objetivando coletar material testemunho para depositar em herbário. Após a coleta, o material botânico seguiu os métodos tradicionais de prensagem e conservação em estufa durante sete dias. A identificação foi feita por meio de morfologia comparada com as exsicatas do herbário (INPA), e consultas a literatura especializada, classificando-as nas categorias taxonômicas família , gênero , espécie, obedecendo a classificação do (APGII), as correções dos táxons foram confirmados na pagina da internet do Missouri Botanical Gardem (HTTP:/mobot.mobot.org/w3t/search/vas.html). As amostras foram fotografadas quando possível, para auxiliar na identificação das espécies.

RESULTADOS:

Do material coletado foram identificadas 21 famílias, 48 gêneros e 56 espécies. As famílias que mais se destacaram em nível de espécies foram: Fabaceae com 13 espécies, seguida por Cyperaceae (7 espécies), Asteraceae (6 espécies), Poaceae (5 espécies) e Melastomataceae ( 4 espécie) . Foram registrados dezesseis famílias com menos de dez espéçies entre elas se destacam: Convolvulaceae, Dennstaedtiaceae, Dilleniaceae, Euphorbiaceae, Gentianaceae, Lamiaceae, Licopodiaceae, Loganiaceae, Ochanaceae, Piperaceae, Plantaginacea, Phitolaccaceae, Rubiaceae, Siparunaceae, Turneraceae, Verbenaceae. As formas de vida encontradas no local, por ordem de predominância foram ervas (80,02 %), arvoretas  (10,05 %) e árvores ( 5,01%). Dentre as espécies que colonizam estas áreas 5 são invasoras.

CONCLUSÃO:

As áreas degradadas pela exploração de petróleo e gás natural em Urucu- Coari-AM, tem apresentado diversidade florística diferenciada daquela que regenera nas clareiras naturais da região. As espécies exóticas invasoras tem predominado na colonização das diferentes áreas.

Instituição de Fomento: Rede CT - Petro
Palavras-chave: Áreas degradadas, Regeneração, Diversidade Florística.