61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 3. Psicolingüística
CONHECIMENTO LINGUÍSTICO DE TEMPO E ASPECTO EM INDIVÍDUOS AFÁSICOS DE BROCA
Michele Calil dos Santos 1
Adriana Leitão Martins 2
Celso Vieira Novaes 3
Fernanda de Carvalho Rodrigues 4
1. Graduanda do Curso de Letras Português-Inglês, UFRJ
2. Doutoranda, Departamento de Pós-Graduação de Linguística, UFRJ
3. Professor Doutor, Departamento de Pós-Graduação de Linguística, UFRJ
4. Doutoranda, Departamento de Pós-Graduação de Linguística, UFRJ
INTRODUÇÃO:
A gramática mental dos afásicos de Broca tem servido de base para a avaliação de muitas propostas teóricas feitas em relação às gramáticas dos indivíduos normais. Dentro desse espírito, este trabalho tem por objetivo investigar como se dá a representação mental dos Traços de Tempo e Aspecto a partir da relação entre verbo e expressões adverbiais temporais e aspectuais em indivíduos normais e afásicos. Busca-se verificar se a associação entre tais fatores é igualmente estabelecida pelos dois grupos.
METODOLOGIA:
Sendo assim, foram desenvolvidos dois testes de julgamento de agramaticalidade, um para investigar aspecto e outro para investigar tempo. Ambos foram aplicados a indivíduos normais e a indivíduos afásicos de Broca. Todas as sentenças dos testes eram compostas de um advérbio e de um verbo seguido de um sintagma nominal nas frases sonda e de um sintagma preposicional nas frases distratoras. Os testes aplicados aos indivíduos controle continham 48 sentenças, sendo 16 sondas e 32 distratoras, enquanto os aplicados aos indivíduos afásicos continham 32 sentenças, sendo 16 sondas e 16 distratoras. O grupo foi formado por indivíduos normais com o mesmo perfil dos pacientes (escolaridade, sexo e faixa etária). Por sua vez, os afásicos foram selecionados pelos seguintes critérios: (1) pacientes com lesão cerebral no lobo frontal esquerdo, na Área de Broca e/ou regiões adjacentes, e (2) classificados como afásicos de Broca no Teste de Boston. A hipótese era de que os indivíduos afásicos julgassem gramaticais sentenças que possuíssem uma incompatibilidade entre os traços dos verbos e expressões adverbiais. Por exemplo, uma sentença cujo advérbio possuísse o traço [+ perfectivo] seria gramatical se combinada a um verbo com o traço [- perfectivo].
RESULTADOS:
Os resultados foram: os afásicos de Broca julgam gramaticais sentenças com a incompatibilidade [- perfectivo] do advérbio e [+ perfectivo] do verbo, no caso de Antigamente + PERF no teste de Aspecto, e [+ passado] do advérbio e [- passado] do verbo, no caso de Antes + Está, no teste de Tempo, enquanto os indivíduos normais julgam-nas agramaticais. Além disso, os afásicos de Broca julgam também gramaticais sentenças com a incompatibilidade Agora + Estava, enquanto os indivíduos normais julgam-nas gramaticais em 50% dos casos.
CONCLUSÃO:
A conclusão é de que a hipótese não pode ser refutada, isto é, a gramática do afásico de Broca inclui, de fato, sentenças com incompatibilidade de traços. Uma possível justificativa para isso seria o fato dos indivíduos afásicos de Broca possuírem uma gramática estendida. Outra possibilidade seria a do advérbio e/ou o verbo estarem ganhando um caráter mais abrangente, um sentido mais elástico. Com relação ao advérbio agora, talvez esteja sendo usado como um marcador discursivo.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: Afasia, Tempo, Aspecto.