61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
LEVANTAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE CUPINS (INSECTA: ISOPTERA) NA REDE ELÉTRICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT, NO ALTO SOLIMÕES, AMAZONAS.
Paulo Vitor Cassiano de Oliveira 1
Agno Nonato Serrão Acioli 1
1. Universidade Federal do Amazonas - Instituto Natureza e Cultura/UFAM-INC
INTRODUÇÃO:

Os cupins ou térmitas são insetos sociais da ordem Isoptera, que contem cerca de 2800 espécies catalogadas. Tem importância tanto ecológica como econômica. Cerca de 80 espécies de cupins já foram assinaladas como pragas de zonas rurais e urbanas. Nas áreas urbanas mundiais, estima-se que os gastos com tratamentos, reparos e substituições de peças atacadas por cupins alcance, na atualidade, valores da ordem de US$ 5 a 10 bilhões anuais. No Brasil os estudos dos danos causados por cupins em áreas urbanas ainda são incipientes. No Estado de São Paulo, onde há pesquisas sobre esse tema, calcula-se que somente para a cidade de São Paulo, as perdas podem atingir cerca de US$ 10 a 20 milhões anuais. Alguns fatores como a densidade populacional desses insetos nas áreas naturais vizinhas à áreas urbanas, o tipo de solo e vegetação desses locais, além do material usado nas construções parecem influenciar a adaptação das espécies ao meio urbano. Assim este trabalho teve objetivo realizar levantamento e identificar os cupins de áreas urbanas na rede elétrica do Município de Benjamin Constant – Amazonas.

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado em todos os bairros da zona urbana do município de Benjamin Constant, situado no Alto Solimões, com o clima tropical chuvoso e úmido, com temperatura média anual de 25ºC. Todos os postes de energia elétrica da cidade foram vistoriados a procura de cupins. No campo a captura foi realiza diretamente nos ninhos, quando possível, ou nas galerias externas ou internas. Cada poste constituiu uma amostra que recebeu um número de campo e foi conservada em um frasco de 5ml, contendo álcool 70%. Também foram observados e anotados os tipos danos e aspectos ecológicos de cada colônia. No laboratório as amostras foram triadas e identificadas, com auxílio de literatura especializada, ao nível de gênero.

RESULTADOS:

A cidade de Benjamin Constant é composta por nove bairros. Foram vistoriados um total de 808 postes (615 de madeira e 193 de concreto) dos quais 110 (13,61%) postes apresentavam sinais de infestação e em 51 (6,31%) postes foram encontrados indivíduos. Duas famílias de cupins foram identificadas, Termitidae e Rhinotermitidae. Entre os termitídeos o gênero Nasutitermes foi o mais abundante com 45 (88,23%) amostras, seguido por Termes com apenas quatro (7,84%) amostras. Os ninhos ou colônias do gênero Nasutitermes caracterizam-se pelo tamanho grande, normalmente, localizados no topo do porte, próximos ou envolvendo a fiação a elétrica, suas galerias externas e internas se estendem até o chão, de onde também forrageiam e transportam material para o ninho. Os indivíduos do gênero Termes não foram coletados em ninhos propriamente ditos, mas em colônias pequenas localizadas em galerias externas e internas na parte inferior dos portes. Rinotermitídeos somam somente duas amostras uma (1,96%) para o gênero Coptotermes e uma (1,96%) para Heterotermes. Os indivíduos de ambos os gêneros foram coletados em galerias localizadas na parte inferior do porte, em uma altura de até 1,0m.

CONCLUSÃO:

A família Termitidae é a mais abundante e o gênero Nasutitermes é o mais frequentemente encontrado nos postes da rede elétrica da cidade de Benjamin Constant. A descrição dos danos causados por Nasutitermes permitem concluir que este gênero é a principal praga dos postes de madeira em Benjamin Constant.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Palavras-chave: Cupins, pragas, áreas urbanas .