61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
EPILEPSIA BENIGNA DA INFÂNCIA COM PONTAS CENTROTEMPORAIS: RELAÇÃO ENTRE ASPECTOS CLÍNICOS E COGNITIVOS  
Marina Bittar Capatto 1
Glória Tedrus 1
Lineu da Fonseca 1
1. Pontifícia Universidade católica de Campinas
INTRODUÇÃO:
A epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais (EBICT) é uma forma de epilepsia na qual não existem lesões anatômicas demonstráveis e há remissão espontânea das crises. O diagnóstico desta síndrome epiléptica é feito face à associação da história de crises e eletrencefalograma sugestivos, na ausência de déficit neurológico ou intelectual.
METODOLOGIA:
Foram avaliadas cerca de 20 crianças de 8 a 15 anos de idade com EBICT e um grupo controle de 17 crianças similares quanto à idade, gênero e escolaridade materna. Foram realizados: anamnese; exame neurológico, Inventário de Edinburgh, eletrencefalograma digital (EEGd) e quantitativo (EEGq), testes cognitivos (Teste de fluência verbal (FAS), Escala Wechsler de inteligência para Crianças – WISC-III e Teste de Desempenho Escolar - TDE).
RESULTADOS:
 No presente estudo o desempenho menor foi estatisticamente significativo nos subtestes (leitura, escrita e aritmética) e TDE total na maioria das crianças avaliadas. Não houve diferença estatisticamente significativa nos resultados do TDE (total e subtestes) e do WISC-III com os achados eletrencefalográficos.
CONCLUSÃO:

Portanto, constatou-se que não houve diferenças significativas em relação aos aspectos clínicos e cognitivos entre as crianças com EBICT e as crianças do GC nas avaliações realizadas, porém pode-se dar continuidade com tal estudo a partir da inserção de novos testes para avaliações posteriores.

Palavras-chave: epilepsia, eletrencefalograma, cognitivos.