61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ASSUNTOS DE INTERESSE SOBRE SEXUALIDADE, ABORDADOS EM PERGUNTAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA REGIÃO DE BLUMENAU, SANTA CATARINA
Adria Laube Moritz 1
Fernanda Piazza 1
Karina Reinicke 1
Tiago João Cadorin 1
Zelinda Maria Braga Hirano 1
1. Departamento de Ciências Naturais, Universidade Regional de Blumenau / FURB
INTRODUÇÃO:
Em pleno século XXI a sexualidade ainda é tratada como tabu em nossa sociedade, sendo comum os pais terem dificuldades em estabelecer um diálogo sobre o assunto com seus filhos. Pela falta de comprometimento das políticas públicas com o tema, as DSTs e a gravidez precoce continuam a figurar entre os principais problemas de saúde. Nos últimos anos a escola tem sido apontada como uma importante ferramenta para desmistificar a sexualidade e abordar tanto questões psicológicas e sociais, quanto biológicas. O objetivo deste trabalho foi identificar os assuntos de maior interesse em dúvidas sobre sexualidade entre alunos do Ensino Fundamental e Médio, através de perguntas elaboradas pelos estudantes, com o propósito de respaldar o desenvolvimento de futuros trabalhos e projetos na área de Educação Sexual.
METODOLOGIA:
Durante os anos 2005 e 2006 o Grupo PET – Programa de Educação Tutorial - do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau, através do Projeto Painel Itinerante, realizou apresentações sobre Educação Sexual para sétimas séries do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em escolas públicas, municipais e estaduais da região de Blumenau, e na Fundação do Bem Estar da Família Blumenauense - Pró-família. A atividade consistiu na abordagem do tema através de uma palestra, auxiliada pela exposição de painéis com informações e fotos representativas dos métodos contraceptivos, anatomia dos sistemas reprodutores masculino e feminino, doenças sexualmente transmissíveis, puberdade, entre outros. Durante as apresentações, solicitou-se aos alunos a elaboração de perguntas escritas e anônimas sobre dúvidas e curiosidades referentes ao tema sexualidade. Ao final da exposição, as perguntas eram recolhidas e respondidas pelos palestrantes. Realizou-se um levantamento das perguntas elaboradas pelos alunos, distribuindo-as nas categorias pré-estabelecidas: gravidez; masturbação; métodos contraceptivos; ato sexual; DSTs; fisiologia, anatomia e genética; e outras doenças. Para cada pergunta, foi atribuída uma ou mais categorias, conforme o envolvimento dos respectivos assuntos.
RESULTADOS:
A apresentação do Painel Itinerante de Educação Sexual foi realizada em 19 escolas públicas, municipais e estaduais no município de Blumenau e região e na Fundação Pró-família de Blumenau, atingindo diretamente um público de 2214 jovens. Durante o período, 330 perguntas foram elaboradas pelos estudantes, as quais foram distribuídas nas sete categorias pré-estabelecidas, com uma freqüência de 1,09 categorias abrangidas por pergunta. Dentre as categorias identificou-se um maior interesse dos estudantes por fisiologia, anatomia e genética (n=139; 38,50 %), seguido por métodos contraceptivos (n=81; 22,44%), doenças sexualmente transmissíveis (n=60; 16,62 %), gravidez (n=37; 10,25 %), ato sexual (n=25; 6,93 %), masturbação (n=13; 3,60%), e outras doenças (n=6; 1,66 %). Entre as doenças não transmissíveis sexualmente que foram mencionadas nas perguntas estiveram: fimose, hemorróida e câncer do colo do útero, embora esta última possa estar relacionada a alguma DST como o HPV.
CONCLUSÃO:
Embora se fale muito sobre o corpo humano nos vários meios de comunicação, pouco sobre a fisiologia e anatomia é destacado, o que refletiu na maior quantidade de perguntas sobre o assunto. Sobre os métodos contraceptivos, as maiores dúvidas estiveram relacionadas ao modo de utilização, mesmo em métodos como a camisinha, que é amplamente divulgada. Quando são apresentados temas pouco abordados no ensino, a utilização de uma metodologia diferenciada favorece ao aluno a exposição de idéias e dúvidas pertinentes ao assunto.
Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial - PET
Palavras-chave: Educação, Sexualidade, Ensino Fundamental e Médio.