61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
INTERCÂMBIO CULTURAL PESQUISA NA ESCOLA
LUCIANA VIEIRA DEMERY 1
GLAUCE KELI GOUVEIA 1
1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA- PE
INTRODUÇÃO:
A proposta é aparentemente simples: levar um grupo de alunos da região do sertão do estado de Pernambuco para conhecer a região do litoral do mesmo estado, e alunos da região do litoral para conhecer a região do sertão. Só que as instituições selecionadas são quatro escolas da rede pública municipal, sendo duas na região rural e duas na região urbana de cada cidade; Rio Formoso ( litoral) e Serra Talhada ( sertão do pajeú). O objetivo é nobre: fazer com que alunos da Educação Básica das séries finais conheçam na teoria e na prática o sentido da pesquisa na escola. O projeto começa com planejamento escolar, e estudo sobre a elaboração de pesquisa científica, a partir do trabalho em grupo envolvendo alunos, professores e comunidade. As pesquisas nas escolas acontecem de forma simultânea com temas sobre as principais características sociais, econômicas e culturais das cidades, a divulgação pelos alunos e professores faz parte do desenvolvimento da pesquisa com troca de conhecimentos, por meio de emails, cartas e painéis com fotos. O estudo na linha interdisciplinar integra currículo, e comunidade, e estabelece relações de identidade e cidadania nas diversas formas de comunicação. Um mundo de conhecimento é construído no decorrer do projeto.
METODOLOGIA:
A metodologia do projeto foi desenvolvida pelos alunos e professores por meio de trabalhos realizados em grupo, aulas expositivas com registros das manifestações culturais das formas de convivência e da cultura local, as observações do clima, relevo, a pluralidade cultural de cada localidade e o estudo de leitura de mapas foi vivenciado pelos alunos em apresentação de seminários, jogral,  dramatizações. Os meios utilizados  para estimular os alunos foram  pesquisa de campo,  painéis com fotos das cidades, vídeos, correspondências entre alunos e troca de  e-mails
RESULTADOS:

O caráter interdisciplinar do projeto faz do estudo e da pesquisa um mundo de conhecimento, a partir dos trabalhos em grupo, da pesquisa de campo e da integração entre professores e alunos. Os resultados apresentados em aprendizagem e construção de conhecimento foram registrados pelos alunos, professores e comunidade numa perspectiva entre a teoria e prática na pesquisa escolar. As oportunidades oferecidas aos alunos de cada região foi considerado como resultado final de aprendizagem por   possibilitar os registros de cada estudo na vivência e troca de experiências que consistiu na visita dos alunos a cada município

 

CONCLUSÃO:

O Projeto foi concluído com as visitas dos alunos e professores em cada região, foi gratificante devido a troca de conhecimentos e por oportunizar alunos a conhecer o mar, e alunos que puderam registrar de perto a história de Lampião e Maria Bonita, na visita a localidade da comunidade de São Miguel na região do sertão. A relação de confiança estabelecida entre professores e alunos e a leitura de mundo construída durante a pesquisa e o desenvolvimento do estudo são considerados como desempenho e competências nas relações de saberes comunitário nas areas do conhecimento escolar.

Instituição de Fomento: Secretaria de Educação de Serra Talhada
Palavras-chave: ESCOLA, PESQUISA, APRENDIZAGEM.