61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS-PROFESSORES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS - IFRJ 
Edson Santos Wanderley Jr. 1
Tânia Goldbach 1
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho buscou analisar a produção realizada pelos alunos do Curso de Especialização em Ensino de Ciências, particularmente os realizados na disciplina de Oficina de Recursos Pedagógicos (ORP) no ano de 2008, na qual é estimulado a elaborar um jogo didático.

Entende-se que esta estratégia, onde os professores buscam colocar seus alunos numa posição ativa frente ao processo de ensino-aprendizagem, é efetiva e merece ser desenvolvida mais do que vem sendo no cotidiano escolar. A produção de jogos didáticos elaborados pelos alunos professores, além de tudo, pode cumprir outros importantes  objetivos pedagógicos, que vão desde uma simples revisão de conteúdo, até a aplicação destes recursos com o intuito de melhorar a sua qualidade de vida (Toscani et al.,2007).

Diversos estudos (Luiz, 2007; Neves et al., 2008; Zanon et al., 2008) tem demonstrado a enorme importância da utilização de jogos didáticos, tanto para os alunos individualmente, quanto para as relações dos alunos entre si e com seu professor. Como exemplo de benefícios para o aluno, podem-se citar: a reflexão e a solução de problemas, a formulação de hipóteses, o desenvolvimento da criatividade, da inteligência e do trabalho em grupo, o exercício da memória, estímulo à curiosidade, à participação e ao interesse do aluno (Campos et al., 2005). E ao professor pesquisador destaca-se o fomento para criação de jogos didáticos voltados para suas áreas de ensino; através deste recurso é possível se identificar, diagnosticar alguns erros de aprendizagem, as atitudes e as dificuldades dos alunos.

METODOLOGIA:

a) Local da Pesquisa e suas Características.

            O estudo foi desenvolvido no IFRJ. É uma pesquisa, com abordagem qualitativa, e apoiada em observações e dados quantitativos obtidos por meio de trabalhos entregues como pré requisito para avaliação na disciplina de ORP.

b) Coleta de dados

Foi analisado um conjunto de trabalhos de final de curso, nos quais os grupos de alunos-professores propuseram jogos didáticos voltados para o ensino de ciências entendidos como uma importante estratégia, facilitadora para a construção do conhecimento. Estes jogos foram agrupados em sub-temas da área de Ciências que foram focalizados, tipo de jogo, nível de ensino a que se propõe.

 Cada jogo foi validado, em situação de sala de aula real. Foram aplicados questionários semi estruturados, com perguntas sobre o conteúdo da disciplina e sobre jogos. Este instrumento foi respondido em um único dia.

RESULTADOS:

Observou-se através das análises dos trabalhos apresentados, que o jogo didático, pode ser uma alternativa capaz de contribuir com uma proposta diferente de uma aula tradicional.  

Seis (06) grupos de quatro (04) alunos apresentaram seus trabalhos finais de pesquisa da disciplina de ORP. Estes foram aplicados, em diferentes formatos e abordando conteúdos. Perfazendo um total de dez (10) turmas, sendo cinco (05) para o Ensino Médio e cinco (05) para o Ensino Fundamental, ao todo participaram 160 alunos. Eles responderam um questionário pré e pós à aplicação do jogo e também outro questionário sobre o jogo em si.

            Com os resultados obtidos, através dos trabalhos analisados, a maioria dos alunos acha muito importante terem uma nova metodologia de ensino através de jogos didáticos, contribuindo assim, na construção do conhecimento do educando. Um exemplo interessante nas observações apresentadas por uma professora de uma turma, na qual foi aplicado o jogo Bicho a Bicho foi à declaração que, o jogo foi aprovado por todos os alunos. O despertar de interesse e curiosidade, a interação e o trabalho em grupo, a discussão sobre o conteúdo e regras, foram algumas características observadas pela professora pesquisadora. Cabe ressaltar uma fala de uma aluna que participou da dinâmica nesta sala de aula: “A professora criou um jogo que todos nós gostamos”.

CONCLUSÃO:

Conforme se constatou pela análise dos resultados e as observações da pesquisa, os jogos didáticos se consolidam como uma atividade, capaz de despertar o interesse e atenção dos discentes, dinamizando o processo de ensino e reforçando a aprendizagem dos assuntos abordados pelos professores de ciências, biologia ou química. Isto foi corroborado com a boa receptividade dos educandos em relação às atividades propostas e com as análises dos trabalhos pesquisados percebeu-se que os jogos, auxiliam no processo de construção do conhecimento. As turmas se mostraram receptivas demonstrando que esse instrumento é uma ferramenta útil a ser trabalhada em sala de aula.

A participação os alunos em jogos, contribui também para a formação de atitudes sociais como respeito mútuo, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, senso de justiça, entre outros.

 

Palavras-chave: Jogos Didáticos, Recurso Pedagógico, Ensino de Ciências.