61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
VETORIZAÇÃO MAGNÉTICA PARA OTIMIZAR O TRATAMENTO DE INFECÇÕES POR Helicobacter pylori
Juliana Fernandes de Carvalho 1
Érica Lira da Silva 2
Thales Renan Ferreira Pontes 1
Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito 2
Artur da Silva Carriço 3
1. Departamento de Farmácia, UFRN, Laboratório de Sistemas Dispersos (LaSiD)
2. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, UFRN
3. Departamento de Física Teórica e Experimental, UFRN
INTRODUÇÃO:

Helicobacter pylori é uma bactéria Gram-negativa provida de mecanismos singulares que permitem-na sobreviver em ambiente tão hostil quanto o encontrado no estômago. A disseminação desse microorganismo é ampla em todo mundo, estando sua presença associada a severos distúrbios digestivos, bem como ao desenvolvimento de carcinomas. O esquema terapêutico atualmente empregado é eficiente, todavia, baseia-se na administração de três medicamentos, o que além de aumentar o custo do tratamento dificulta adesão do paciente.

Sistemas magnéticos com magnetita por via oral já são conhecidos no campo da ressonância magnética e em estudos de motilidade gastrointestinal, podendo ser de emprego satisfatório na área da vetorização de antibióticos, com intuito de aumentar a eficácia terapêutica. Entretanto, essas partículas apresentam o inconveniente de serem solúveis em meio ácido, como o encontrado no estômago, reduzindo significativamente sua resposta magnética e conseqüente característica essencial para vetorização. Uma estratégia bastante difundida para aumentar a estabilidade desses vetores frente à ação do suco ácido é conferir proteção através de revestimento polimérico. Á exemplo disso, o Eudragit®S100 é um polímero que em meio ácido preserva sua estrutura, dissolvendo-se apenas em pH 7,0.

O projeto de pesquisa desenvolvido teve como intuito elaborar um sistema modificado para vetorização de fármaco para H. pylori que sane os problemas da terapêutica atual, embasando-se na vetorização magnética de antimicrobiano com meio de obter uma maior retenção do fármaco no seu sítio de atuação.

METODOLOGIA:

O protocolo de síntese de magnetita padrão é uma adaptação do método proposto por G.W. Reimers et al, de co-precipitação dos sais de ferro: cloreto férrico hexahidratado  e sulfato ferroso heptahidratado, em meio básico de NaOH, segundo a reação:

Fe2+ + 2Fe3+ + 8OH → Fe3O4 + 4H2O

O produto obtido padronizado é acrescido, em solução, de Amoxicilina e posteriormente revestido por polímero biocompatível para proteção da ação solubilizante do ácido estomacal sob as partículas magnéticas, bem como degradação do fármaco. O polímero de escolha foi o Eudragit®S100 devido sua estabilidade em meio ácido. A encapsulação foi alcançada via Spray Drier, cujo resultado foi a obtenção de um pó fino, caracterizado por Granulometria, Difração de raio X, Magnetometria de amostra vibrante (VSM), Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e por Doseamento.

RESULTADOS:

As partículas obtidas após a aspersão da mistura contendo magnetita:Eudragit®S100:Amoxicilina (100:250:100) apresentaram, segundo análises de Granulometria (pelo método do Diâmetro de Ferret), Magnetometria (VSM), Difração de Raio-X (DRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), um tamanho médio de 14,33±2,46µm, magnetização em presença de campo e características superparamagnéticas do vetor conservadas, picos representativos de cristalização do polímero e morfologia de arredondada à irregular, e o doseamento realizado comprovou a presença de dos três componentes na formulação final.

CONCLUSÃO:

De acordo com os dados obtidos nas caracterizações, foi possível sintetizar um sistema magnético impregnado de antibiótico cujo controle das etapas de produção asseguraram a aquisição de um produto com características de responsividade magnética e proteção do seu carreador e fármaco.

A incorporação do fármaco, Amoxicilina, foi observada, como explicitado nos resultados de alteração de: tamanho na granulometria, magnetização de saturação da magnetometria, e visualizados através das fotografias conseguidas com o MEV.

Pode-se concluir que o sistema teórico foi obtido com êxito como passo preliminar para inserção de uma nova tecnologia terapêutica que otimize o tratamento de pessoas infectadas por Helicobacter pylori.

Instituição de Fomento: CAPES, CNPq, PROPESQ, NEPGN, LAPET
Palavras-chave: Vetorização magnética, Helicobacter pylori, Spray Drier.