61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
  Esporte e Mídia no contexto escolar: O caso dos Jogos Pan-Americanos  
Marli Hatje Hammes 1
Cícera Andréia de Souza 2
1. Profª Drª UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
2. Acadêmica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
INTRODUÇÃO:

Nessa pesquisa, feita em algumas escolas do Rio Grande do Sul, viemos destacar o caso dos Jogos Pan-americanos em contra ponto com a Mídia e a escola. Tendo como objetivo analisar como esta se manteve durante a realização dos Jogos, a influência da Mídia em suas ações, a opinião dos professores sobre o evento e as atividades realizadas ou não. Partindo da idéia de que Esporte, Mídia e Escola estão fortemente interligadas, percebemos a importância de refletirmos a respeito da influência que um pode exercer sobre o outro, nesse caso a Mídia, se apropriando dos Jogos, sobre a Escola.

METODOLOGIA:

O método utilizado para esse trabalho foi o de pesquisa descritiva e analítica. Alunos do 2º semestre da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da disciplina de Produção de Textos, foram, cada um a uma escola do estado do Rio Grande do Sul em um total de 31 escolas, no intuito de ter o primeiro contato, agora não mais como alunos, mas sim como acadêmicos, futuros professores, verificando a forma de como os Jogos Pan-americanos foram trabalhados tanto na Educação Física quanto nas demais disciplinas. Estes elaboraram artigos científicos com os dados encontrados em suas pesquisas.

Esses artigos foram analisados e seus dados foram organizados em tabelas, onde obtivemos os resultados apresentados nesse trabalho.

 

RESULTADOS:

 

·         As escolas utilizaram os conteúdos dos Jogos Pan-americanos veiculados pela mídia;

·         A mídia foi utilizada como recurso pedagógico em diferentes disciplinas; 

·         22,58% dos entrevistados afirmaram ser contra os Jogos Pan-americanos;

·         Em relação aos objetivos de trazer os Jogos para o cotidiano da escola destaca-se a apresentação das modalidades esportivas (100%);

·         Chama atenção que apenas 34,61% dos professores utilizaram os jogos para refletir sobre questões do cotidiano envolvendo mídia e esporte;

·         16,66% das Escolas trabalharam os Jogos em diferentes disciplinas;

CONCLUSÃO:

A partir dessa pesquisa chegamos a resultados que nos remetem a reflexões extremamente necessárias. Sendo a Mídia um recurso inegável á educação, na sociedade em que nos encontramos, as escolas aproveitaram de forma notória este recurso. Porém a criticidade quanto às informações vinculadas por ela, foram deixadas de lado. Isso mostra que não só os alunos são influenciados pelos aparelhos midiáticos como os professores, o que, acabou influenciando no ensino e na educação.

Os Jogos Pan-americanos foram vistos pela grande maioria, como um evento que veio para favorecer nas práticas de atividades físicas. Porém, apesar de ter dado ênfase ao seu valor, pouco foi trabalhado de forma interdisciplinar. Isso nos leva a crer que falta motivação, interligação entre as disciplinas e conscientização por parte de muitos professores quanto à crítica dos aspectos negativos e positivos impostos péla Mídia.

O que preocupa não é apenas o fato da falta de interdisciplinaridade, ou a influência da Mídia nos objetivos das atividades pedagógicas, mas sim o fato de que tendo ou não um plano interdisciplinar a grande maioria dos professores poderiam ter aproveitado melhor o evento, trabalhando questões essenciais que geralmente nos são apresentados pela TV e que pouco são discutidos em sala de aula. Trazer assuntos como doping, padrões de beleza, a própria Mídia e principalmente valores como a cooperação e superação são de suma importância.

 

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Palavras-chave: ESPORTE, MÍDIA, ESCOLA.