61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE AGENTES ANTIMICROBIANOS POR Lentinus citrinus DPUA 1535
Larissa de Souza Kirsch 1
Josy Caldas da Silva 2
Maria Francisca Simas Teixeira 1
1. Universidade Federal do Amazonas
2. Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane -CPqLeMD/Fiocruz
INTRODUÇÃO:

Investigações acerca da ação dos constituintes químicos dos cogumelos estão se intensificando para busca de novos produtos naturais, principalmente, das espécies comestíveis, que representam um dos maiores recursos inexploradas como novas fontes de biocompostos para a promoção da saúde do homem. Devido contribuir também para o bem estar e reduzir o risco do desenvolvimento de enfermidades são classificados como alimentos nutracêuticos ou funcionais fisiológicos (BRIZUELA et al., 1998; AMAZONAS, 1999; FORTES; NOVAES, 2006; BARROS et al., 2007; TONG et al., 2009).

Lentinus citrinus Walleyn & Rammeloo, classificado na família Lentinaceae (PUTZKE, 2002), é uma espécie comestível que vem sendo alvo de diversas investigações pioneiras cujos resultados estão incentivando a realização de outros estudos para identificação da potencialidade de biomoléculas com atividade antimicrobiana (CASTILLO; PEREIRA; TEIXEIRA, 2007).

Considerando-se o crescente aparecimento mundial de microrganismos multirresistentes, a falta de drogas para combater tais patógenos e a carência de informação sobre as propriedades antibacterianas e antifúngicas de inúmeras espécies de cogumelos comestíveis, este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de agentes antimicrobianos de L. citrinus.

 

METODOLOGIA:

Culturas viáveis e puras de L. citrinus reativadas em ágar batata dextrose + extrato de levedura 0,5% mantidas a 25 oC por 10 dias foram submetidos à extração em solventes orgânicos de diferentes polaridades, separadamente. Os extratos obtidos após 48 horas foram filtrados e concentrados para posterior determinação da atividade antimicrobiana frente a Staphylococcus aureus CCT 1352, Escherichia coli CCT 0547 e Mycobacterium smegmatis PDUFPE-71, cultivados em ágar Müeller-Hinton (MH), a 37 oC por 24 horas (SHITTU et al., 2006).

Para determinação da atividade antagônica, nos cultivos bacterianos foi preparada uma suspensão celular semelhante a Escala de MacFarland 1 e de cada suspensão, 100 µL foram semeados na superfície de MH, em placas de Petri.  Para determinação da atividade antimicrobiana pelo método de difusão em ágar foram feitos “cup-plates” na superfície de MH e adicionados 100 µL dos extratos orgânicos, enquanto que pelo método do bloco de gelose foram sobrepostos em MH três fragmentos retirados da área central de L. citrinus. As placas foram incubadas a 37 oC/24hs e como padrão foi utilizada Rifampicina (0,005 mg/mL). A atividade antimicrobiana foi avaliada medindo-se a área de inibição contra o microrganismo-teste. 

RESULTADOS:

A produção de substâncias antibacterianas por L. citrinus não foi observada em nenhum dos extratos orgânicos testados pelo método do Bloco de Gelose, frente às bactérias testadas. Porém, os testes realizados pelo método de “cup-plates” demonstraram que o extrato hexano apresentou atividade bactericida frente a Staphylococcus aureus (halo=0,3 cm), bacteristática frente a Escherichia coli (halo=0,3 cm) e negativa frente a Mycobacterium smegmatis. No extrato Acetato de Etila observou-se a inibição dos três microrganismos testados, sendo que o extrato apresentou duas ações bacteriostáticas (halo=0,8 cm) e uma bactericida (halo=0,4 cm). Os testes realizados com o extrato etanólico frente a todos os microrganismos-teste foram negativos.     

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos indicam que L. citrinus pode ser uma nova fonte alternativa produtora de compostos com atividade antimicrobiana capaz de inibir Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Mycobacterium smegmatis.

Instituição de Fomento: Capes; FAPEAM
Palavras-chave: Lentinus citrinus, atividade antimicrobiana, basidiomicetos.