61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O JOGO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA ANALISE COM UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ZONA LESTE DE MANAUS.
Rafael de Azevedo Melo 1
Osmarina Guimarães de Lima 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:

Na atualidade o jogo como questão lúdica no ensino das diversas disciplinas tem sido algo bastante discutido entre os profissionais da educação, assim por diversos teóricos, já que a palavra jogo pode assumir várias conotações, imagens e conceitos. O objetivo dessa pesquisa é compreender a importância dos jogos no ensino e na aprendizagem da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e identificar a importância do jogo e suas aplicações no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A presente pesquisa é de grande relevância para a educação uma vez que a utilização do jogo pode ser uma estratégia de ensino, podendo facilitar o ensino e a aprendizagem da Matemática, tornando-a prazerosa, estimulante e atraente. D’Ambrósio (1991) afirma que “há algo errado com a Matemática que estamos ensinando. O conteúdo que tentamos passar adiante através dos sistemas de ensino é obsoleto, desinteressante e inútil”. Diante dessa situação, torna-se urgente e necessária uma mudança no modo de ensinar matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O jogo pode ser um instrumento de desenvolvimento intelectual do aluno, pois este deixará de ser agente passivo e se tornará um agente ativo de sua aprendizagem.

METODOLOGIA:

O presente trabalho foi desenvolvido em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola da zona leste da cidade de Manaus. Para atender aos objetivos propostos, adotamos a pesquisa qualitativa. O trabalho fundamentou-se em pesquisas bibliográficas, documentais e pesquisa de campo. As técnicas para coleta dos dados da pesquisa foram: entrevista estruturada; observação participante; questionário. Os sujeitos da pesquisa foram dezenove alunos e uma professora, escolhidos de forma aleatória. A partir da observação nas aulas de matemática na série indicada e, depois de conversas com a professora, foi realizada uma manhã de jogos matemáticos com a turma, tendo como objetivo mostrar à professora que é possível buscar novos instrumentos para o ensino da matemática e no final da manhã houve uma avaliação com os alunos sobre a aula do dia. Os materiais utilizados foram os que a própria escola dispunha, como papéis, cartolinas, pincéis, caixas e outros. Os jogos escolhidos foram os do livro didático adotados pela escola. O local escolhido para a realização dos jogos foi o pátio da escola. Para a escolha dos jogos foi analisado o livro de matemática, plano de aula e projeto político pedagógico da escola.

RESULTADOS:

A partir das técnicas de coleta de dados e das observações durante a permanência na escola para o término deste trabalho, pode-se relatar e analisar as informações obtidas acerca do jogo no ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Durante a pesquisa, observou-se que o jogo apesar de não ser uma prática nova, é utilizado nas aulas de matemática como um complemento, de rara utilização e não como uma metodologia principal que ajude o professor a melhorar suas aulas, tornando-a mais criativa e alegre, que ajude o aluno a buscar uma aprendizagem significativa. Foi verificada ainda a falta de esclarecimento da professora sobre a utilidade e relevância do jogo nas aulas de matemática. O jogo é utilizado arbitrariamente, sem conexão com o assunto abordado, apenas como um divertimento, sem nenhuma intervenção e objetivo. Para Kishimoto (2007, p.95) “o jogo não pode ser visto, apenas, como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral”, precisa ser utilizado como recurso educativo. Através do jogo a criança pode estabelecer uma conexão entre o abstrato e o concreto, e por meio do jogo a criança pode construir sua própria aprendizagem, pois aprende na interação social. 

CONCLUSÃO:

Essa pesquisa permitiu uma reflexão sobre o jogo no ensino-aprendizagem da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando que existe uma necessidade de compreensão maior do tema. Nos dias de hoje deve-se buscar uma educação onde o aluno seja mais ativo e participativo, formando esse aluno na sua totalidade, desenvolvendo suas potencialidades e habilidades. Nesse aspecto o jogo é de grande relevância, pois pode abranger aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. É nesta perspectiva que este trabalho foi desenvolvido, tentando romper com uma educação tradicional que vê a matemática como uma disciplina temida pelos alunos. É a partir de instrumentos, como o jogo, que auxilia o professor em sala de aula que se pode mostrar uma matemática alegre, divertida e desafiante para o aluno, facilitando desta forma o ensino e aprendizagem de matemática nas séries inicias do Ensino Fundamental. Contudo, é necessário ter a preocupação para não conceber o jogo como passatempo e somente divertimento, mas como uma atividade que auxilia no pensamento, no desenvolvimento de capacidades e habilidades matemáticas (como concentração, curiosidade, companheirismo e autoconfiança), na relação social e no raciocínio lógico.

Palavras-chave: Jogo, Matemática, Aprendizagem.