61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 6. Sociologia Urbana
PERFIL DOS INGRESSANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE: 2007 A 2008.
Antonio Carlos Fonseca Pontes 1
Valderli Jorge Piontekowski 1
Isaac Dayan Bastos da Silva 1
Antonio Carlos Fonseca Pontes Junior 1
Loide de Oliveira Pontes 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
2. UNINORTE - ACRE
INTRODUÇÃO:
A Universidade Federal do Acre iniciou, em 2008, estudos para alterar a forma de ingresso em seus cursos. As alterações no perfil dos ingressantes através do vestibular vêm se processando de forma rápida e o acompanhamento dessas mudanças se faz necessário para que políticas de ingresso e permanência na Universidade sejam reorientadas. O presente trabalho tem como finalidade apresentar essas mudanças, através da visualização dessas mudanças em relação às variáveis idade, cor/etnia, situação econômica, dentre outros.
METODOLOGIA:
Os dados apresentados neste trabalho foram obtidos através de questionários, aplicados por alunos participantes do Projeto Conexões de Saberes, respondidos por ingressantes no primeiro período dos diversos cursos da Universidade Federal do Acre nos anos de 2007 e 2008. Neste questionário foram abordados temas relacionados à formação do ingressante abrangendo idade, sexo, origem étnica, trajetória escolar, renda familiar e aspectos culturais. Para cada ano, foram feitas análises descritivas dessas informações e comparação com a situação do Estado do Acre. Seqüencialmente, foram comparados os resultados ano a ano, mostrando a evolução dos dados no período estudado.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos indicam uma rápida mudança no perfil dos ingressantes da Universidade Federal do Acre. A média de idade tem diminuído a cada ano e as diferenças entre ingressantes dos vários cursos têm se acentuado. O perfil econômico das famílias dos ingressantes mostra, cada vez mais, a necessidade de um acompanhamento por parte da Universidade, visando a permanência desses alunos na Universidade, diminuindo assim o abandono (evasão), especialmente nos cursos de menor concorrência. Através da comparação dos dados da Universidade Federal do Acre com os dados da UNICAMP são perceptíveis as grandes diferenças existentes entre os ingressantes das duas Instituições.
CONCLUSÃO:
A mudança no perfil dos ingressantes da Universidade Federal do Acre traz, como conseqüência, a necessidade de adaptações da mesma a essa nova realidade. A entrada de discentes com idade mais baixa, que não estão ainda no mercado de trabalho, mas que precisam perceber algum tipo de renda para sua manutenção na Universidade gera a necessidade de criação, por parte da Administração da IES, de novas alternativas para diminuir a evasão desses alunos. Por outro lado, este quadro amplia o número de alunos que podem se inserir em programas como o PIBIC, PIBID, PIBIT, PIBEX, dentre outros, que reforçam a pesquisa e a extensão na UFAC e, conseqüentemente, tendem a melhorar o ensino e a futura inserção dos discentes no mercado de trabalho. O estudo dessa nova realidade tem que ser continuado, para que as políticas da Universidade sejam voltadas para a realidade atual dos nossos discentes.
Instituição de Fomento: FUNDAÇÃO DE TECNOLOGIA DO ESTADO DO ACRE - FUNTAC
Palavras-chave: acesso ao ensino superior, perfil sócio-econômico, Universidade Federal do Acre.