61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERCULTURALIDADE: SABERES TRADICIONAIS EM CÁCERES-MT
Ronaldo Henrique Santana 1
Beleni Saléte Grando 2
1. Universidade Federal de Mato Grosso
2. Universidade Estadual de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
O presente estudo é vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura – COEDUC/UNEMAT, institucionalizado na Universidade do Estado de Mato Grosso, na cidade de Cáceres-MT. A pesquisa busca compreender como se estabelece a relação homem/natureza e quais são os saberes instituídos nesta relação no contexto ambiental da cidade que agrega três importantes biomas: A floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado. Considerando que a cidade de Cáceres é rica na confluência de raças e etnias, buscamos investigar quem são as pessoas que mantêm uma relação de proximidade do ambiente nas práticas cotidianas e quais são os modos de apropriação instituídos por estes povos. Os saberes instituídos na apropriação do ambiente são o foco de nosso estudo, visto que estes saberes tradicionais são fundamentais para a agregação de valor e sentido na identidade sócio-cultural-ambiental dos povos que permeiam esta relação. Na investigação das pessoas que tem o perfil de proximidade com o ambiente, identificamos a comunidade de ribeirinhos que vivem no pantanal e os povos tradicionais que realizam as manifestações culturais em Cáceres.
METODOLOGIA:
A metodologia inicial foi de cunho etnográfico. Realizamos o mapeamento da localização dos povos tradicionais em Cáceres-MT. Optamos por fazer entrevistas, observação, registros fono e fotográficos do ambiente onde estão inseridas as moradias dos cururueiros, existem aqueles que residem na periferia da cidade, junto ao rio Paraguai/Pantanal e adentro ao cerrado, assim como aqueles que se encontram atualmente em áreas consideradas urbanizadas. Foi realizado a formação de um banco de dados sobre as plantas e animais que são utilizados medicinalmente pelos sujeitos da pesquisa, para uma análise comparativa das propriedades terapêuticas afirmados pelo saber científico e pelo saber tradicional. Também, foi analisado o método de como é feita à apropriação e manejo destes recursos, para a comparação de divergências significativas ou não, entre aqueles que estão inseridos nas proximidades do ambiente natural e aqueles que hoje são residentes em zonas urbanas. O banco de dados sobre flora e fauna e as informações que recebemos foram sistematizados e serão aplicadas, numa perspectiva de pesquisa ação, como instrumento de educação ambiental, inicialmente, numa escola de primeiro e segundo graus, na cidade de Cáceres-MT.
RESULTADOS:
Os cururueiros estão distribuídos na cidade de forma desordenada. As práticas culturais e a sensibilidade ambiental são similares entre aqueles que residem em ambientes naturais e aqueles do centro da cidade. Essa sensibilidade ambiental é devido à identificação com a natureza adquirida na adolescência, devido à educação frente à paisagem natural. Cerca de 70% deles tem sua origem em Cáceres-MT, 17% em Poconé-MT, 13% em outros países como a Bolívia e outras regiões do estado de Mato Grosso. Em todas as entrevistas, os senhores afirmam terem uma educação direcionada ao conhecimento do ambiente natural. A educação tradicional será inserida como mediação no processo de educação ambiental. Esperamos que a prática pedagógica na escola faça com que os alunos diferenciem a perspectiva sobre o ambiente no qual também estão inseridos. As plantas e os animais manejados pelos cururueiros, assim como todo resultado do conhecimento local tradicional será colocado aos alunos como modelo de preservação ambiental a ser seguido pela comunidade, visto que as práticas de cuidar começam com o espaço doméstico, assim, estende-se por todo território. Com apoio da educação tradicional, pretendemos que a educação ambiental deixe de ser informação e torne-se parte da cultura do individuo.
CONCLUSÃO:
Pretendemos com o trabalho fazer com que os povos tradicionais e seus conhecimentos sobre a natureza sejam reconhecidos como fundamentais a uma melhor compreensão do Pantanal e do Cerrado mato-grossense. A compreensão da dinâmica dos ciclos naturais faz parte da vida destas pessoas. Se estabelecermos um elo entre a importância do meio ambiente para os cururueiros com as crianças e adolescentes da rede de ensino local, podemos fazer com que a educação ambiental seja inserida no cotidiano das comunidades dos alunos. Basta aprendermos algo novo para diferenciarmos o modo que contemplamos o ambiente. Se conseguirmos fazer com que as crianças considerem os ensinamentos dados pelos povos tradicionais de Cáceres-MT, podemos mudar a dinâmica atual das queimadas, desastres ambientais, desmatamentos e outros problemas ambientais que vem ocorrendo gradualmente com maior escala a cada ano. Cáceres não está fora desses problemas ambientais e, embora uma das principais atividades rentáveis da cidade esteja relacionado ao turismo, como o Festival Internacional de Pesca, não evidenciamos projetos direcionados a uma educação ambiental que valorize o conhecimento tradicional e a experiência dessa população no bioma pantanal e cerrado.
Instituição de Fomento: FAPEMAT – Fundação de Amparo a pesquisa em Mato Grosso
Palavras-chave: Educação, Cultura matogrossense, Educação Ambiental.