61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 11. Economia
Consultoria Econômica Organizacional: a Experiência de Empresas do setor alimentício e de floricultura de Santa Rosa.
Karine Daiane Zingler 1
Débora Cristina Petry 1
Roberto Macagnan 1
Romualdo Kohler 1
Dílson Trennepohl 1
1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
INTRODUÇÃO:

O Projeto de Extensão em Consultoria Econômica decorre da necessidade percebida por parte da comunidade acadêmica do curso de economia da Unijuí, em integrar de maneira continua os conhecimentos teóricos discutidos diariamente em sala de aula com a realidade das empresas da Região. Através deste projeto o curso de economia além de agregar conhecimento para os envolvidos no programa, fomentar o desenvolvimento regional através da incorporação de novos mecanismos de controle empresarial. Sugerindo a implementação de soluções inovadoras e criativas conforme a necessidade e capacidade de cada empreendimento. Porém para fins desse trabalho faz-se apenas a exposição de duas empresas, sendo uma floricultura e outra revendedora atacadista de chocolates, guloseimas e biscoitos, porém existe um número maior empresas envolvidas na atividade.

METODOLOGIA:

Inicialmente efetuou-se uma parceira com o Sindicato dos Lojistas Santa Rosa  a fim de auxiliar na divulgação e seleção das empresas participantes, ocorreram entrevistas com representantes da entidade e professores e bolsistas envolvidos no projeto, tanto nas rádios, jornais e emissora de TV local. Foram redigidas e entregues cartas-convite às empresas do comércio na área central da cidade. As empresas que demonstram interesse pelo projeto foram submetidas a entrevistas visando o primeiro contato de integração entre empresa e Universidade. Posteriormente estas deveriam repassar os dados referentes à sua saúde financeira de modo a se verificar as condições em que a empresa está trabalhando. Cada empreendimento possui suas especificidades desse modo analisou-se qual o instrumental da ciência econômica que mais se adaptava às necessidades da empresa. Sendo que entre os métodos mais utilizados estão a verificação entre a correlação das variáveis, estudo de viabilidade econômica, evolução de receitas e despesas e cálculo e modelização do valor agregado e da renda comercial. Especificamente para a empresa do setor alimentício efetuou-se uma pesquisa de mercado, advinda de uma demanda especifica do empresário. Nesse caso, foi elaborado um questionário abrangendo tópicos relacionado às preferências de consumo nas categorias de chocolates, biscoitos e guloseimas, aplicado por amostra aleatória simples à mais de setenta empreendimentos que demandam produtos dessa empresa.

RESULTADOS:

Em relação à empresa do ramo das flores, percebe-se inicialmente que esta se constitui como empresa de pequeno porte, as rendas advindas do processo de comercialização são fundamentais para a reprodução familiar da proprietária. Sendo que, não se percebe a significância do consumo produtivo das rendas geradas, além da não separação das contas empresarias com as pessoais. Esses se constituem os elementos de maior relevância no estudo econômico dessa empresa, sendo feito ainda a verificação dos dados referentes à evolução de receitas e despesas nos últimos meses. A empresa do ramo alimentício é uma empresa que está inserida no mercado regional há aproximadamente 17 anos. Mas teve seu desenvolvimento ampliado após a obtenção da exclusividade para a região na distribuição dos produtos de determinada marca multinacional, em 2001. A mesma tem seu processo de comercialização focado na visão capitalista, diferentemente da anterior. Em relação à pesquisa de mercado obteve-se: a grande maioria dos entrevistados tem a empresa analisada como fornecedora (73% do total para biscoitos, 92% para guloseimas e 79% para chocolates), 17% apresentaram reclamações pontuais em relação à empresa analisada, já a freqüência das compras percebe-se a maioria dos entrevistados preferem fazer suas comprar quinzenalmente (57% para biscoitos, 61% para guloseimas e 62% para chocolates).   

CONCLUSÃO:

Percebe-se que a consultoria econômica vem se desenhando como importante ramo de atuação do profissional de economia.Verifica-se a carência por parte das empresas de orientação sobre as decisões financeiras e adequação ao mercado. Existe ainda a necessidade de implantação de programas de controle empresarial, organizacional e desvinculação das finanças pessoais e empresariais. Em relação à floricultura tem-se como principal encaminhamento para a empresária a necessidade da divisão entre as contas da empresa e as contas da família. Com o avanço das analises se constatou também a necessidade de ampliação de seus estoques, uma vez que estes se apresentavam com poucas opções ao comprador, repercutindo em declínios na renda líquida. Já para a empresa do setor alimentício, constatou-se que esta apresenta um bom faturamento, porém sua margem bruta é reduzida, necessitando assim a comercialização de um elevado número de quantidades. Dessa forma a partir da pesquisa de campo sugeriu-se que as visitas dos vendedores externos seja feita quinzenalmente, já que é pequeno o percentual de empresas que realiza suas compras em intervalos diferentes de tempo, maximizando as vendas.

Instituição de Fomento: Unijuí
Palavras-chave: Consultoria, Empresas, Economia.