61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ANÁLISE EXPERIMENTAL DA APLICAÇÃO DE ADUBO ORGANOMINERAL NA CULTURA DA CENOURA (Daucus carota L.)
Camila da Silva Dourado 1
José Carlos Ribeiro de Carvalho 1
Gabriel Costa Monteiro Moreira 1
Tamara Eloy Caldas 1
Jucimara Anunciação de Jesus 1
Victor Vinícius Machado de Oliveira 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:

    A cenoura (Daucus carota L.) é uma importante olerícola, estando classificada entre as dez espécies mais cultivadas de hortaliças. Filgueira (1982) descreve que a cenoura é uma cultura exigente em nutrientes em formas prontamente assimiláveis capazes de promover um crescimento rápido e contínuo da parte aérea e tuberosa.

    A produção é mais lucrativa em solos naturalmente férteis, sendo necessária adubação química e orgânica para o cultivo em solos pobres. A adubação orgânica pode ser feita pela adição de matéria orgânica ou incorporação ao solo de adubos orgânicos ou restos culturais, anteriormente á cultura da cenoura.

    O NPK (Nitrogênio + Fósforo + Potássio) pode ser utilizado na adubação mineral objetivando uma maior produtividade da cultura assim como a Uréia (fertilizante nitrogenado dispondo de 45% deste elemento em sua composição) e os adubos fosfatados. Em relação aos adubos fosfatados, existem diversos no comércio, estes diferem na sua concentração em fósforo e solubilidade, podendo-se dizer que de modo geral quanto mais solúvel o adubo, maior seu aproveitamento (Malavolta, 1981). Além da adubação mineral e orgânica, busca - se alternativas econômicas, ecológicas e capazes de restituir ao solo todas as características minerais originais, com a utilização das farinhas de rochas (Pinheiro & Barreto, 2000)

O objetivo deste trabalho foi viabilizar fontes orgânicas e/ ou minerais de nutrientes que venham diminuir os custos de produção com o insumo/adubo e aumentar a produtividade na cultura da cenoura.

 

METODOLOGIA:

A pesquisa foi conduzida no campo experimental II da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no município de Cruz das Almas - BA. O experimento foi realizado em um Latossolo Amarelo álico coeso, baixo teor de matéria orgânica, fracamente ácido e boa capacidade de retenção de umidade (clima tropical quente e úmido).

Foi utilizado um delineamento experimental em blocos ao acaso, constando de seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram: T1 - testemunha; T2 ­esterco bovino; T3 - material mineral de Ipirá; T4 - adubação NPK; T5 - adubação NPK + esterco bovino; e T6 - adubação NPK + esterco bovino + material mineral de Ipirá. As recomendações de N, P20s e K20 de 80, 80 e 100 kg respectivamente, foram determinadas através do manual de adubação e calagem para o Estado da Bahia (1989) para a cultura  e  análise química do solo. Complementando-se as fontes empregadas nos tratamentos foram utilizados 2.000 kg/ha. da rocha de Ipirá e 25.000kg/ha. de esterco de bovinos.

A parcela experimental teve a dimensão de 1,20 m2. A adubação fosfatada, adubação potássica e 1/3 da adubação nitrogenada, bem como a rocha moída foram aplicadas a lanço sobre a parcela antes do plantio juntamente com o adubo orgânico. Os 2/3 restantes do adubo nitrogenado foram empregados aos 20 e 40 dias após o plantio.

Como fontes de NPK foram empregados uréia, superfostato simples e cloreto de potássio. As variáveis avaliadas segundo o teste de Tukey a 5% de probabilidade, foram: comprimento, diâmetro, peso dos tubérculos, e massa seca da parte aérea.

RESULTADOS:

   A aplicação isolada da adubação orgânica e mineral na quantidade utilizada, não atendeu às necessidades nutricionais da cultura (T2) e (T4) respectivamente, de modo que somente obtiveram-se resultados significativos na associação (T5).

A resposta da cultura a aplicação de fertilizantes orgânicos é muito variável, devido à diversidade na composição desses materiais orgânicos empregados no seu cultivo. Em relação ao efeito do material mineral de Ipirá (T3), não se obteve resultados significativos quando aplicado isoladamente ou associado aos demais tratamentos, assemelhando-se á testemunha (T1).

Com relação à produção, embora a adubação orgânica (T2) tenha atingido altos rendimentos quando aplicados isoladamente, os maiores valores absolutos ocorreram quando em associação com adubação mineral. Para Pinheiro & Barreto (2000), materiais minerais (rocha) decompõem-se lentamente, não repondo imediatamente nutrientes ao solo e às exigências da planta. Com base nos resultados, e sendo a cultura da cenoura de ciclo curto, pressupõe-se que não houve tempo suficiente para a degradação do material no solo, para aproveitamento de nutrientes pela cultura, de modo que há maior possibilidade da obtenção de resultados positivos usando-se a rocha com certa antecedência ao plantio o que possibilitaria maior liberação de elementos nutritivos.

Os resultados obtidos para as variáveis diâmetro e comprimento dos tubérculos, não foram significativos quando se fez a comparação dos demais tratamentos em relação à T1.

 

CONCLUSÃO:

• O material mineral de Ipirá, não evidenciou melhora química no solo para a cultura da cenoura, aplicado isolado ou associado à adubação orgânica e mineral;

 

• A adubação mineral somente demonstrou efeito significativo na produção de massa seca da parte aérea e tubérculos, quando associada à adubação orgânica;

 

• A adubação orgânica, embora quando aplicada isoladamente tenha demonstrado efeito significativo para a produção de tubérculos, somente foi eficiente para a produção de massa seca da parte aérea, quando associada á adubação mineral.

 

Palavras-chave: Fertilizantes orgânicos, Produção de Tubérculos, Adubação Mineral.