61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
LIBERDADE,POLÍTICA E DEMOCRACIA NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
LINCOLN SALES SEREJO 1
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
INTRODUÇÃO:

O tema da liberdade tem sido muito explorado em diversos momentos da historia da filosofia, ora relacionado à vida interior, ora identificado com o livre-arbítrio, ora com a segurança da vida e ora com o acúmulo de propriedade privada e todos esses significados de uma forma ou de outra se afastaram da idéia da liberdade relacionada com a política. O presente trabalho objetiva apresentar e discutir o fenômeno da liberdade relacionado com a política, refletir sobre a argumentação e a fundamentação teórica que orientaram o pensamento de Hannah Arendt na abordagem da temática da liberdade e da política e esclarecer os pontos que nem sempre estavam claros para o leitor de seus textos. Para Arendt a tradição filosófica tratou a questão da liberdade separado da política. Arendt defende que o binômio liberdade/política não pode ser tratado separadamente como foi concebido pela tradição filosófica desde Platão.

 

METODOLOGIA:

Trata-se de um trabalho desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica sobre as obras de Hannah Arendt, pois foi necessário retornar ao próprio pensamento da filósofa, reconstituindo a lógica interna de sua elaboração concernente às idéias de liberdade e política. Analisam-se as obras de Arendt buscando definir os pontos fundamentais de sua reflexão, principalmente àqueles que possibilitam relacionar com as idéia de liberdade, política e democracia.

RESULTADOS:

O estudo da liberdade e da política na ótica de Arendt apontou na direção de que o fenômeno da liberdade e da política não tem fundamento na vida interior, no livre-arbítrio e nem na vida privada ou familiar e sim com a participação do cidadão no espaço público político. Arendt reatualiza o conceito de liberdade e política.

CONCLUSÃO:

O objetivo da pesquisa foi examinar a relação entre liberdade e política em Hannah Arendt. Não podemos conceber o fenômeno da liberdade separado do fenômeno da política. A liberdade tem uma relação essencial com a política: liberdade significa liberdade de participar democraticamente do espaço público político através da palavra e da ação.

Palavras-chave: Democracia, Liberdade, Política.