61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 4. Genética Molecular
PERFIL ISOENZIMÁTICO DE Pediculus capitis EM MANAUS-AM
Raquel Borges Moroni 1
Fhabianne Corrêa Bezerra 2
Juracy De Freitas Maia 3
Joselita Maria Mendes Dos Santos 3
1. Depto de Parasitologia/ICB/UFAM
2. Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, bolsista PIBIC/CNPq/UFAM
3. CPCS/INPA
INTRODUÇÃO:
A pediculose da cabeça é um dos grandes problemas da saúde pública no Brasil e no mundo. Crianças, principalmente, em idade escolar têm se mostrado o grupo mais susceptível. A prevalência e os níveis de infestação da pediculose estão relacionados com fatores culturais, sociais e genéticos, principalmente, a resistência do piolho da cabeça a inseticidas químicos. Para tanto, foi verificado o perfil eletroforético de P. capitis utilizando quatro sistemas enzimáticos (Esterases, Fosfoglicomutase, Isocitrato desidrogenase e Fosfoglicose isomerase).
METODOLOGIA:
Foram analisados cinco locos isoenzimáticos (EST 1, EST 2, IDH, PGI e PGM), de adultos de Pediculus capitis, em eletroforese horizontal, utilizando géis de amido (12,5%) e amido-agarose (2% e 1%, respectivamente), com tampões e colorações específicas.
RESULTADOS:
Os perfis eletroforéticos da esterase apresentaram a ocorrência de duas zonas de atividade eletronegativas denominadas EST1 e EST2. A primeira, denominada Esterase 1, foi monomórfica sendo codificada pelo alelo EST1. A segunda também não apresentou variação sendo codificada pelo alelo EST2. A isocitrato desidrogenase apresentou um perfil eletroforético constituído de uma única zona de atividade, eletronegativa, denominada IDH1. A isocitrato desidrogenase foi monomórfica para todas as amostras analisadas, sendo codificada pelo alelo IDH1. O padrão eletroforético detectado para fosfoglicomutase foi de uma zona de atividade, eletronegativa, denominada de PGM1. Os indivíduos heterozigotos para este loco mostraram um fenótipo constituído por duas bandas com igual intensidade de coloração, sugerindo estrutura monomérica a cada proteína. A variação observada sugere que esta região é controlada geneticamente pelo loco PGM1 com dois alelos dominantes: PGM1 * 100 e PGM1 * 80. O perfil eletroforético detectado para a fosfoglicose isomerase foi constituído de uma região de atividade, eletronegativa, denominada PGI1, sendo monomórfica.
CONCLUSÃO:
Tais resultados revelam embasamento para pesquisas futuras, com a finalidade de verificar a estrutura genética das populações de Pediculus capitis, como também fornece subsídios para estudos comparativos das alterações dos perfis isoenzimáticos após administração de extratos vegetais para o controle da Pediculose.
Instituição de Fomento: CNPq (edital MCT-Amazônia/2006)
Palavras-chave: isoenzimas, Pediculus capitis, Manaus.