61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E NA VANEZUELA.
Stone Bruno Coelho Barbosa 1
Cledionice Gonçalves Ferreira 1
1. UFRR
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa tem o objetivo de estudar as políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil e na Venezuela tendo como foco os programas PROUNI (Universidade para todos), REUNI (Reestruturação das Universidades Públicas Brasileiras) e UAB (Universidade Aberta do Brasil) no Brasil, e a MISSÃO SUCRE, na Venezuela. O contexto político-social pesquisado foram os primeiros anos do século XXI tendo como objetos de estudos a normatização jurídica daquele país, relatórios de governos, indicadores educacionais e projetos/programas voltados para a expansão do acesso ao ensino superior.
METODOLOGIA:
Através de estudos comparados inicialmente, foi feita abordagem sobre a realidade econômica, social e política daquele país, visando compreender o contexto geral das políticas educacionais, sendo necessários também o estudo de documentos oficias e de normas jurídicas, particularmente as voltadas para a educação a fim de efetivar a análises dos programas, enquanto política pública de expansão do ensino superior.
RESULTADOS:
No estágio atual da pesquisa podemos ter um panorama geral de como vem sendo empreendida as reformas da educação superior na América Latina. Através de tratos internacionais e de diretrizes estabelecidas por organismos internacionais às políticas de expansão do ensino superior obedecem a um tronco central de medidas, porém, com algumas especificidades de caráter regional. Outro resultado já alcançado na pesquisa é o estudo das normatizações jurídicas que regem a criação desses novos programas empreendidos tanto pelo governo Venezuelano como pelo governo Brasileiro.
CONCLUSÃO:
Ao fim dos dois primeiros estágios da pesquisa que consistem no estudo da realidade econômica, social e políticas do Brasil e da Venezuela e no estudo da normatização jurídica que rege a expansão do ensino superior nos dois países, podemos concluir que tais políticas têm um caráter divergente, pois na Venezuela o programa denominado MISSÃO SUCRE, tem uma proposta que se revela inovadora por garantir efetivamente a inclusão de classes menos favorecidas no contexto do ensino público, ao passo que no Brasil o programa PROUNI traz no seu bojo o acesso ao ensino as camadas populares, no entanto também acabam fortalecendo o ensino privado, já o REUNI que é um programa que visa a oferta do numero de vagas nas universidades públicas se revela frágil, pois os recursos financeiros destinados são insuficientes para atender a nova demanda.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: Educação Superior, Políticas Públicas, América Latina.