61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE TEMAS
Cláudia Silva de Castro 1, 2
Nilzilene Ferreira Gomes 2
Licurgo Peixoto de Brito 1
1. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - NPADC/UFPA
2. Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA.
INTRODUÇÃO:

A necessidade de reformulação no ensino de Física no Estado do Pará nos levou à busca por melhorias do processo ensino-aprendizagem dessa disciplina. O Ensino de Física Através de Temas (EFAT), na perspectiva que adotamos, surgiu dessa necessidade, primeiro no ensino superior e depois no ensino básico. A proposta consiste de uma metodologia que parte de temas da realidade que formam o eixo principal do programa, e os conteúdos surgem como necessidades para explicá-los. A proposta possui três momentos: apresentação do tema, aprofundamento de conceitos e princípios físicos e produção-avaliação. Várias experiências pedagógicas baseadas no EFAT foram realizadas, das quais destacamos duas desenvolvidas no ensino médio: uma no 1º ano, com tema Automóvel e outra no 3º ano, com tema Ondas: uma questão de saúde, ambas investigadas para produção de dissertações de mestrado, a primeira já concluída e a segunda em fase de elaboração. Nas duas experiências os alunos produziam textos que são analisados nesta pesquisa. Outros trabalhos sobre o EFAT tiveram foco na perspectiva do professor e do pesquisador, mas considerando que o olhar do estudante é tão importante quanto o dos outros atores do processo, procuramos nesta investigação identificar o que pensam os estudantes de ensino médio sobre o EFAT.

METODOLOGIA:

O material utilizado para análise nessa investigação foi obtido a partir do desenvolvimento de duas práticas pedagógicas com EFAT em turmas de ensino médio noturno, (1º e 3º ano), de uma escola pública da rede estadual em Ananindeua-Pará. Foram analisados textos produzidos por 08 estudantes de 1º ano e 15 de 3º ano. No 1º ano foi escolhido pelos estudantes o tema Automóvel, e foram abordados conteúdos de Mecânica. No 3º ano os estudantes escolheram Ondas: uma questão de saúde, e os conteúdos trabalhados foram Ondas eletromagnéticas. Na proposta desenvolvida no 1º ano a professora regente2 da turma, uma das autoras deste texto, atuou como professora-pesquisadora. Na segunda experiência houve a cooperação entre as duas autoras: uma como professora regente2 e a outra como pesquisadora-colaboradora1. No decorrer das atividades, tanto de uma experiência quanto de outra, os estudantes tiveram a oportunidade de se envolverem na busca do conhecimento por meio de pesquisa sobre os temas estudados e na produção de textos. Dentre os textos produzidos estavam relatos individuais, em que os estudantes expressaram suas visões sobre a prática desenvolvida, relatos estes utilizados para organização das categorias de análise.

RESULTADOS:

Na análise do material produzido pelos estudantes foram identificados aspectos significativos do EFAT. A partir das semelhanças entre os aspectos indicados foram organizadas cinco categorias: a) o desafio da mudança de ofício relativo às dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem em que a busca pelo conhecimento permitiu aos alunos participarem ativamente nas atividades; b) o aprendizado para a vida, referente à compreensão das implicações da ciência e da tecnologia no cotidiano, que permitiu uma visão crítica da relação entre ciência, tecnologia e aspectos sociais; c) o compromisso com a aprendizagem propiciado pelo modo como a prática foi conduzida, em que os estudantes são co-responsáveis no processo formativo e assumem uma nova postura diante do aprender; d) melhoria nas interações entre os sujeitos, decorrente do trabalho em equipe, que levou a busca coletiva e colaborativa, promoveu a aproximação entre os alunos, que resultou em atitudes de solidariedade e união entre os grupos; e) construção do autoconceito positivo, propiciada pela superação dos desafios na execução do trabalho, que refletiu na forma como estes se percebem, reconhecendo-se como capazes de aprender, de superar obstáculos, o que podem ser transferido para situações na vida fora do contexto escolar.

 

 

CONCLUSÃO:

A superação do ensino tradicional e a melhoria do processo ensino-aprendizagem no ensino de Física envolvem, sobretudo, mudanças nas formas de pensar e agir de professores e estudantes na relação com o ensinar e o aprender. Assim, o envolvimento dos sujeitos em experiências com práticas inovadoras é fundamental para que estas se constituam como avanços na qualidade do ensino. Nas reflexões sobre o que expressam os alunos sobre a prática pedagógica de EFAT, foi possível perceber a possibilidade eminente de superação do ensino tradicional por meio da proposta investigada. Nesse sentido, a análise a partir do olhar dos estudantes permitiu identificar fatores que indicam a integração dos mesmos como sujeitos responsáveis e receptíveis àquilo que se propõe como alternativa no ensino de Física por meio do EFAT. Na visão dos estudantes, o desenvolvimento de tal prática possibilita um aprendizado com múltiplas vertentes formativas, tanto nos aspectos cognitivos como nos afetivos. Isso é permitido pela forma como a atividade é conduzida, com trabalhos em grupo, o ensino com pesquisa, bem como pela abordagem dos conteúdos, ou seja, enfoques que incluem aspectos históricos e sociais. Nesse sentido, consideramos que para os estudantes a proposta contribui para uma formação integral do sujeito.

Palavras-chave: ensino de Física, temas, ensino médio.