61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
PERSPECTIVAS E IMPORTÂNCIA DO CULTIVO DE HORTALIÇAS EM ESCOLAS INDÍGENAS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA TICUNA DA COMUNIDADE DE FILADÉLFIA, BENJAMIN CONSTANT – AM.
Agno N. S. Acioli 1
Antônia R. da Silva 2
Oderlene B. da Silva 2
Ricardo B. Morais 2
Shirlane P. da Silva 2
1. Curso de Ciências Agrárias e do Ambiente, INC/UFAM
2. Curso de Pedagogia, INC/UFAM
INTRODUÇÃO:
Ao longo do tempo a escola foi caracterizada como um espaço catequético, conseqüentemente punitivo (FREIRE, 2001), aparelho ideológico do Estado (WEIGEL, 2000). Atualmente, passa por diversas mudanças do ponto de vista jurídico no que se refere à construção de um currículo voltado para a afirmação da identidade cultural. O bilingüismo e a interculturalidade (CF/1988 e LDB-9394/96), ainda não alcançaram contingente significativo de pessoas nas aldeias sem acesso a uma educação diferenciada e de qualidade, que considere as peculiaridades de cada povo e de cada região. Na região do Alto Solimões são encontradas diversas etnias, entre as quais se destaca os Ticuna, com maior número de pessoas. No ano de 2004 o Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas – IDAM – construiu hortas escolares, tanto na área urbana como na área rural. Estas hortas caracterizavam-se pelo uso da plasticultura, técnica desconhecida para a região. Após implantação e repasse para os comunitários as hortas foram abandonadas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um planejamento participativo e interdisciplinar tendo como eixo norteador a horta escolar, buscando o fortalecimento do processo educacional mais significativo e a multiplicação de hortas a partir do espaço escolar.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ebenézer, localizada na Comunidade Ticuna de Filadélfia, no município de Benjamin Constant, Alto Solimões, Amazonas, Brasil. No ano de 2007, período de realização das Atividades Curriculares de Extensão – ACE’s - estavam matriculados na escola cerca de 950 alunos. A execução dos projetos só foi possível após autorização da comunidade. Na capacitação dos acadêmicos foram utilizas três abordagens fundamentais: 1) abordagem pedagógica enfatizando os fundamentos de planejamento participativo e interdisciplinar; 2) fundamentos antropológicos das diversidades sócio-culturais e a importância do respeito para com as diferenças étnicas; 3) noções básicas de técnicas de plantio e manutenção de horta, enfatizando a composição química das plantas, fertilidade do solo e o papel do adubo orgânico. Para o público alvo foram realizadas oficinas ressaltando a importância das hortícolas na alimentação, na saúde, na economia e na sociedade. O local cedido inicialmente para a construção da horta compreendia uma área de 15mX8m (120m2). Esta área foi ampliada durante a segunda ACE, totalizando 240m2. Professores, acadêmicos e alunos da escola Ebenézer participaram ativamente de todas as fazes da implantação e manejo da horta.
RESULTADOS:
Professores, alunos e comunitários contribuíram na limpeza, construção dos canteiros e transporte do adubo para o local da horta. O trabalho de semeadura, plantio, tratos culturais e colheita foi realizado basicamente por acadêmicos e alunos da escola. Foram plantadas e colhidas nove hortícolas: alface, couve, berinjela, coentro, pepino, pimentão, tomate, quiabo e cebolinha. O trabalho em Filadélfia possibilitou verificar: 1) necessidade dos comunitários em cultivar hortas para fins alimentares e comerciais; 2) o envolvimento da escola no cultivo das hortaliças, nos debates sobre a sua importância na alimentação e no desenvolvimento de um planejamento interdisciplinar no qual a horta torna-se tema gerador e espaço pedagógico; 3) incorporação de hortaliças na merenda escolar; 4) contribuição e parceria da comunidade através da participação em palestras, reuniões e doação de mudas; 5) maior envolvimento dos alunos com idade entre 7 a 14 anos nas ações de plantio, cuidados e colheita das hortaliças; 6) o conhecimento de valores culturais e práticas sociais alicerçadas em raízes históricas que ainda caracterizam a forma de vida de cada grupo social, mas que precisam ser reavaliadas em prol da intervenção de problemas que envolvem a realidade vivenciada na comunidade de Filadélfia.
CONCLUSÃO:
Por meio deste trabalho consideramos que os sistemas de ensino possam repensar os currículos das escolas localizadas na área rural pois percebermos a necessidade de um trabalho pedagógico mais direcionado, conforme apregoa a LDBEN art. 28 diz que “na oferta da educação básica da população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região”. Assim é necessária a incorporação na grade curricular de uma disciplina direcionada às questões agrárias e/ou rurais, mas que não seja desenvolvida isoladamente, mas em interação constante com as demais disciplinas do currículo, buscando atender as necessidades dos educandos e intervir positivamente na realidade da sociedade. Conforme parafraseaia Paulo Freire: “... educação é uma instância mediadora que torna possível a reciprocidade entre indivíduo e sociedade. Implica a negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim também a negação do mundo como uma realidade ausente dos homens”.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amazonas – UFAM/ Pró-Reitoria de Extensão e Interiozação – PROEXTI.
Palavras-chave: Horticultura, Ticuna, Educação.