61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ORIGAMI: UMA METODOLOGIA INOVADORA NA SALA DE AULA
Amaurício Neves de Brito 1
Maria Auxiliadora Coelho Pinto 1
1. Secretaria municipal de Educação de Tabatinga
INTRODUÇÃO:

Criatividade é uma capacidade desenvolvida especificamente pelo ser humano. Neste sentido buscou-se criar uma nova metodologia de ensinar os discentes na sala de aula no município de Tabatinga. Essa inovação surgiu através do origami para se trabalhar a produção, interpretação textual, leitura e escrita e os conteúdos programáticos de uma forma mais divertida e criativa a partir dessas dobraduras de papel. A partir delas, assegurar também outras atividades inerente ao currículo escolar, buscando o bom desempenho  de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. Este trabalho não visou solucionar os problemas educacionais que enfrentamos diariamente, mas surgiu como uma alternativa de amenizar essas dificuldades que é uma das maiores enfrentadas nas escolas do ensino fundamental.   Neste sentido tomamos a iniciativa de transpor aos nossos colegas educadores interessados, uma contribuição no que diz respeito à melhoria da educação, demonstrando algo novo metodologicamente que com certeza desperta a curiosidade dos educandos e que faz com que os mesmos queiram participar ou até mesmo partilhar suas experiências vividas, já que eles vêem com uma bagagem cultural enorme, e que certamente despertam suas idéias, suas curiosidades e indo mais além. A metodologia os conduz a novas expectativas de vida, direcionando-os ao espírito crítico, criativo e participativo.

METODOLOGIA:

  Realizou-se este trabalho na escola municipal Jociêdes Andrade no município de Tabatinga, utilizando várias metodologias objetivando resultado positivo. Foi executado em sala de aula juntamente com os educandos que tiveram orientação do professor na realização das atividades propostas de acordo com: confecção de origamis com os alunos, montagem de paisagens para produção textual, pesquisa aos livros didáticos, formação de frases a partir do origami confeccionado; produção textual a partir da história imaginada pelo discente, leitura dos textos produzidos, confecção de origami a partir da leitura de contos regionais.,   adivinhas, através das adivinhas, preencher as cruzadinhas, caça-palavras,  acrósticos, pegadinhas e outras atividades envolvendo vários temas.

 

RESULTADOS:

No decorrer deste trabalho realizado na sala de aula, os alunos elaboraram o seu próprio caderno com vários textos e atividades, todos se envolveram de forma impressionante. Houve grande interesse da turma, assiduidade e participação, interesse. Melhorou o raciocino lógico dos discentes, no ensino da matemática, na leitura e interpretação textual, o relacionamento inter-pessoal, a oralidade, a ortografia, a separação silábica e outros. A coletânea produzida no decorrer deste trabalho ficou na escola para ser utilizada por outros docentes das outras turmas. Houve realmente um avanço significativo na aprendizagem dos alunos pelas sugestões de trabalho, envolvendo a pesquisa, a arte desde o primeiro ano do I ciclo, na sala de aula. Este artigo foi produzido com o intuito de partilhar esta experiência com todos os docentes das escolas públicas do ensino fundamental do município de Tabatinga.

CONCLUSÃO:

No decorrer deste trabalho detectamos inúmeras dificuldades de leitura, interpretação, entre outras que os nossos alunos possuem. Na prática docente de sala de aula trabalhar apenas com livros didáticos não basta para termos um bom desenvolvimento em nossas práticas educacionais, precisamos ter criatividade para exercermos nossa formação de uma maneira proveitosa para ambos os participantes deste evento. Vale ressaltar que ao exercermos uma profissão seja ela qual for, devemos procurar fazê-la da melhor forma possível, demonstrando que é possível inovar em nossas salas de aula com a responsabilidade que nos compete. Pensando nisso, procuramos desenvolver essa nova metodologia que melhorou o ensino e aprendizagem dos educandos.

Palavras-chave: Origami , Criatividade, Leitura .