61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
ATIVIDADE MICROBIOLÓGICA DOS EXTRATOS DE EUPHORBIA TIRUCALLI E SUAS INIBIÇÕES PARA BACTÉRIAS E FUNGOS.
Maria Auxiliadora Ferreira dos Santos Filha 1
1. Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA/Manaus
INTRODUÇÃO:

O uso popular de plantas medicinais é uma arte que acompanha o homem desde os primórdios da civilização humana, na Amazônia muitas plantas são utilizadas tradicionalmente por comunidades indígenas e ribeirinhas, numa pratica de repassar informações por via oral de gerações em gerações. Apesar do contato com a comunidade ocidental e com seus remédios adquiridos nas farmácias, as comunidades ribeirinhas mantêm a pratica do uso de remédios caseiros como forma de cura viável para vários problemas de saúde.

O avelós (Euphorbia tirucalli) é uma planta da família Euphorbiaceae de 5-7 m de altura, esta planta é nativa da África chegou ao Brasil em 1892, propagou-se por todas as regiões tropicais do planeta, aclimatizou-se bem em lugares de clima quente, especialmente no Nordeste do Brasil.

É considerada uma planta tóxica, pois seu látex é corrosivo em contato com a pele e mucosas. Em diversos países africanos e na maioria dos Estados do Norte Brasileiro, as plantações de Euphorbia tirucalli funcionam como verdadeiras proteções contra invasores.

A mesma planta é utilizada e phorbol contra invasores das propriedades particulares também é indicada na medicina popular, côo complemento de tratamento de tumores cancerosos e pré-cancerosos. (LYMAN et al, 1988)

O látex da Euphorbia tirucalli originário de Madagascar, contém um constituinte irritante tipo ingenane e tigliane, ésteres diterpênicos derivados de alcoóis engenol e phorbol. (FURSTENBERGER et al,1985).

As bactérias e fungos coexistem praticamente em todos os ecossistemas analisados, e assim esses organismos estabelecem vários tipos de interação. Uma relação predatória bactéria-fungo é muito observada e se caracteriza em que as bactérias são ora predadas ora predadoras

Nas últimas décadas, o emprego de plantas medicinais tem sido largamente difundido, tanto nos países Eles são caracterizados como os principais constituintes irritantes 12, 13 acetatos isoméricos acilatos de phorbol assim como 3 acilatos do engenol, o éster irritante e promotor de tumores é o 4-deoxyphorbol. O produto natural é mais barato e muitas vezes de fácil acesso, que contribui para melhoria da saúde daquelas pessoas de baixo poder aquisitivo. Nos países em desenvolvimento e que ainda não dispõem de tecnologia em química fina.

A espécie vegetal Euphorbia tirucalli, conhecida como dedo do diabo, avelós ou arvore de São Sebastião à planta vem sendo utilizado contra o câncer e verrugas, possui um látex que é urticante. Ensaios microbiológicos demonstraram que os extratos hexânico, etanolico e hidroálcoolico inibem o crescimento de bactérias e fungos. Desta forma este artigo tem âmbito em avalia poder de antibiose dos extratos vegetais de Euphorbia tirucalli.
METODOLOGIA:

Coleta do Material Vegetal:

A espécie vegetal Euphorbia tirucalli, foi obtida na região Norte, em Manaus, Amazonas, na propriedade do Sr. Pedro de Assis.

Desinfecção Superficial da espécie vegetal com Hipoclorito de Sódio (PEREIRA, et aL 1993; Araujo et al, 2001):

Foram lavadas as amostras em água corrente para a retirada de resíduos de poeira e solo, cortado as amostras em fragmentos de 8 a 12 cm, pesado a amostra e incubado a amostra em álcool 70% por 1 min.

Logo após, incubado em hipoclorito de sódio (2 - 4% de cloro ativo) por 3 - 4 min, incubado a amostra em álcool 70% por 30 seg e enxaguado duas vezes em água destilada e esterilizada.

Obtenção dos Extratos:

Após a desinfecção das amostras, retiraram-se três alíquotas de 100 g de material vegetal, foi transfira as três amostras vegetais para três Erlenmeyer cada um de volume de 500 mL em seguida rotulo-se, cada Erlenmeyer com etiquetas de papel, e em cada etiqueta descreveu-se como extrato de acetato, extrato etanolico e extrato hidroálcoolico.

Nos Erlenmeyer constando as etiqueta para extrato de acetato, extrato etanolico e extrato hidroálcoolico; contendo as amostras foram adicionados, 200 mL em cada Erlenmeyer e foram efetuadas extrações de 48/24 horas para cada amostra de extrato de acetato, extrato etanolico e extrato hidroálcoolico.

Após as extrações terem sido efetuadas, os extratos de cada solvente foram concentrados em rota evaporadores de pressão reduzida. Após a obtenção dos extratos hexânico, etanolico e hidroálcoolico, foram efetuados ensaios microbiológicos para determinar a atividade dos extratos da Euphorbia tirucalli, se o mesmo tem efeito inibidor para Estreptococos (bactéria) e Candida albicans (fungo).
RESULTADOS:

Na avaliação e determinação se os extratos de acetato, extrato etanolico e o extrato hidroálcoolico da Euphorbia tirucalli, têm efeito inibidor para Estreptococos (bactéria) e Candida albicans (fungo), a partir dos galhos da planta de massa de 100 g do vegetal para cada extrato hexânico, etanolico e hidroálcoolico.

Após a obtenção dos extratos foram efetuados ensaios microbiológicos para determinar a atividade de antibiose dos extratos vegetais.

A partir dos resultados que demonstram que as amostras analisadas dos extratos de acetato, extrato etanolico e o extrato hidroálcoolico da Euphorbia tirucalli apresentaram inibição para Estreptococos e para Candida albicans não houve inibição.

Desta forma determina-se que os extratos hexânico, etanolico e hidroálcoolico da planta Euphorbia tirucalli inibe o crescimento de bactérias do gênero Estreptococos, sendo assim positivo o resultado de antibiose para Estreptococos.

CONCLUSÃO:

A espécie vegetal Euphorbia tirucalli, obtida na região Norte, em Manaus, Amazonas, na propriedade do Sr. Pedro de Assis, apresentou atividade de antibiose para os extratos de acetato, etanolico e hidroálcoolico, já para Candida albicans não houve inibição no crescimento do fungo.

Palavras-chave: ensaios microbiológicos, Euphorbia tirucalli, inibição de bactérias.