61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
ABSORÇÃO DE METAIS PESADOS PELA Lemna aequinoctialis EM UM IGARAPÉ NA REGIÃO DO PIM DE MANAUS-AM
Mauro Célio da Silveira Pio 1
Genilson Pereira Santana 1
1. Departamento de Química - Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Manaus-AM
INTRODUÇÃO:

Dentre as diversas técnicas de descontaminação de água se encontra o uso de plantas, que é bastante viável. Diversas espécies são capazes de absorver/adsorver grandes quantidades de metais pesados do ambiente, por exemplo, Lemna gibba, Lemna minor e Lemna trisulca. A Lemna aequinoctialis, outro membro da familia Lemnaceae, apesar de ser abundante em varias regiões do mundo é ainda pouco estudada. Sendo assim, neste trabalho foi feito um estudo para verificar a capacidade de remoção de Ni, Cu, Cr, Mn, Zn e Fe de um ambiente contaminado por despejos industriais.

METODOLOGIA:

Amostras de Lemna aequinoctialis (18) e água (18) foram coletadas em intervalos de 48 horas durante 800 horas de sua floração em um ambiente contaminado por empresas de galvanoplastia da região do Pólo Industrial de Manaus (Amazonas). Após secas a temperatura ambiente, cerca 0,50 g de Lemna aequinoctialis foram digeridas em bloco digestor a 200 °C por duas horas com uma mistura de HNO3/HClO4 até o clareamento da solução. As amostras de água foram filtradas em membrana de 0,45 mm e pré-concentradas quatro vezes por aquecimento a 100 °C juntamente com HNO3 concentrado. As concentrações de Ni, Cu, Cr, Mn, Zn e Fe foram determinadas nas amostras digeridas de Lemna aequinoctialis e água por espectrometria de absorção atômica em chama ar/acetileno (FAAS). Os dados obtidos foram tabulados em matriz segundo o intervalo coletado, sendo analisadas pelas técnicas estatísticas: análise de freqüência, teste de Tukey a 5% e exploratórias dos componentes principais (PCA).

RESULTADOS:

A concentração dos metais pesados foi maior Lemna aequinoctialis que na água, cuja ordem de absorção foi Fe > Cr> Ni > Zn > Cu > Mn. No decorrer das 800 horas foram observadas diferentes proporções de metais absorvidos pela Lemna aequinoctialis. A análise de freqüência mostrou que a Lemna aequinoctialis é mais eficiente no processo de retirada de Cu, Fe, Mn e Cr que outros membros da família Lemanceae. O teste de Tukey revela que não existem similaridades significativas entre as médias de concentração dos metais presentes na Lemna aequinoctialis.  Além disso, somente Cu e Mn presentes na água não influenciaram na absorção dos outros metais pela Lemna aequinoctialis. A PCA, cujos autovalores > 1 ocorreram para PC1, PC2 e PC3 que explicam 75,7% dos dados, revelou que Fe e Cr são aqueles metais que contribuem com maior peso para o processo de absorção de Lemna aequinoctialis. As correlações de Pearson (r > 0,5) encontradas são Zn-Mn (0,75), Mn-Fe (0,78), Fe-Zn (0,71), Cu-Zn (0,63) e Fe-Cu (0,71).

CONCLUSÃO:

Os resultados revelam que a macrófita possui maior afinidade por Fe e Cr. Entretanto, ela é mais eficiente na retirada da água de Cu, Fe, Mn e Cr que outros membros de sua família. O Cu e Mn são metais que não influenciam no processo de absorção de metais pela Lemna aequinoctialis.

Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: remediação, macrófitas, Lemnaceae.