61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 1. Fisiologia Celular e Molecular
Genotoxicidade em tambaqui, Colossoma macropomum, como biomarcador de exposição À naftaleno e BENZO[a]PIRENO  
Christiane Patrícia Feitosa de Oliveira 1, 3, 4
Aline Aparecida Groff 2
Sandra Marister Azevedo Brust 3, 4
Adalberto Luís Val 3, 4
1. Curso de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas
2. Ulbra/Canoas-RS
3. Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM)
4. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
INTRODUÇÃO:

A contaminação dos ecossistemas aquáticos devido ao aumento dos descartes de efluentes e derrames acidentais de diferentes compostos químicos e tóxicos (como por exemplo, o petróleo) tem recebido muita atenção pela comunidade científica. Dentre os constituintes do petróleo os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) são considerados potencialmente genotóxicos para os organismos aquáticos. Compostos genotóxicos alteram a estrutura química do DNA, podendo causar câncer, morte celular e alterar a freqüência de genes. Os testes de anormalidades nucleares eritrocíticas (ANE) e de danos de DNA (ensaio do cometa) tem sido utilizados com sucesso para determinação de efeitos genotóxicos de determinados compostos químicos. A presença de PAHs em ambientes aquáticos amazônicos tornou-se um preocupação desde a década de 80, devido a atividade de extração de petróleo na região do Rio Urucu (Coari-AM) e principalmente, devido ao risco de derramamento de petróleo durante o transporte, realizado por balsas no rio solimões no trajo Coari-Manaus. Este trabalho refere-se ao estudo dos efeitos genotóxicos de naftaleno (NAP) e benzo[a]pireno (BaP) em tambaqui, para utilização como biomarcadores de exposição a PAHs na Amazônia.

METODOLOGIA:

Os juvenis de Tambaqui (Colossoma macropomum) foram adquiridos em fazendas de pisciculturas da região e transportados para o laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular, CPEC/INPA. No laboratório, os animais foram aclimatados em tanques de 5000 L dotados de aeração constante, fluxo de água contínuo e alimentação com ração comercial 36% de proteína bruta, por um período mínimo de três semanas. Os experimentos foram realizados em recipientes com 1,5l de água limpa e aerada. Para realização dos experimentos grupos de seis exemplares de tambaqui (n=6) foram transferidos para câmaras individuais com 1,5L de água onde, permaneceram por um período de 24 h em aclimatação. Após a aclimatação, os exemplares de tambaqui foram expostos a 0 (controle), 0,1, 0,3 e 0,9 mM e de NAP e BaP por 48h. Ao final do período de exposição os animais foram anestesiados e o sangue foi obtido por punção da veia caudal. O sangue foi utilizado na preparação das lâminas de esfregaços sanguíneos e de cometa.

RESULTADOS:
A utilização de marcadores de genotoxicidade visa evidenciar os poluentes que afetam a integridade do material genético (DNA) dos organismos, alterando sua estrutura ou função. Os efeitos genotóxicos dos PAHs em tambaqui foram avaliados pelos métodos de ANE e teste do cometa. A exposição do tambaqui a concentrações sub-letais de NAP e B[a]P promoveu sérios danos genotóxicos, como aumento no índice de danos de DNA e na freqüência de células com DNA fragmentado (Teste do cometa). Ainda, os aumentos observados no teste do cometa foram dose-dependente. A exposição ao B[a]P também evidenciou o efeito mutagênico deste composto para o tambaqui, evidenciado pelo aumento de ANE nos animais.
CONCLUSÃO:

A exposição de tambaqui aos PAHs, NAP e B[a]P, mostrou  que esses compostos são altamente genotóxicos e mutagênico no caso da exposição ao B[a]P. Dentre as duas técnicas estudadas, o teste do cometa foi o melhor biomarcador devido a alta sensibilidade na detecção de efeitos produzidos pela exposição aos PAHs. A análise de ANE mostrou ser o segundo melhor biomarcador de exposição ao B[a]P.

Instituição de Fomento: PRONEX (FAPEAM/CNPq), INPA, PETROBRAS, FINEP, PIATAM, ADAPTA (CNPq/FAPEAM)
Palavras-chave: Colossoma macropomum (tambaqui), PAHs, Naftaleno e Benzo[a]pireno.