61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
IDENTIFICAÇÃO DE BRIÓFITAS POTENCIALMENTE BIOINDICADORAS DA CIDADE DE BOA VISTA (RR) BRASIL
Paulo Diego Caetano Rodrigues 1
Roseanie de Lyra Santiago 1, 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
2. Profa. M. Sc. / Orientadora
INTRODUÇÃO:
As briófitas são plantas avasculares, de porte reduzido, colonizadoras de ambientes diversos e podem ser evidenciadas em bases de troncos, muros, calçadas e solos úmidos. A bacia Amazônica possui uma flora extremamente diversificada com numero de espécies superior a qualquer outra área de igual tamanho no mundo, justificando assim, a necessidade de estudos sobre a brioflora desta região. Devido suas características ecológicas e taxonômicas, as briófitas vem sendo utilizadas em projetos de biomonitoramento da qualidade do ar, água e de outros tipos de poluição em vários países da Europa. Na realidade do contexto vegetal brasileiro, as briófitas têm sido pouco exploradas taxonomicamente e ecologicamente, este fato é diagnosticado no Plano Nacional de Botânica elaborado pela Sociedade de Botânica do Brasil (SBB), onde consta recomendação específica para impulsionar o estudo taxonômico e ecológico dessas plantas no país. O trabalho contribuirá para ampliação do conhecimento da flora de briófitas e suas contribuições ecológicas para região, principalmente pra o estado de Roraima, onde poderá ser utilizada como base para futuros projetos relacionados a biomonitoramento.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas por um bolsista da Universidade Federal de Roraima no período de novembro de 2007 a abril de 2008 em quatro praças e suas respectivas residências adjacentes de bairros distintos da cidade de Boa Vista, justamente por haver nestes locais grande influência da ação antrópica, onde parte das coletas foram registradas por um fotógrafo da própria Universidade. Cada espécie coletada foi acondicionada em sacos de papel, aos quais continham o número de identificação, data, substrato, coletor e local de coleta. Após secar a temperatura ambiente o material briofítico foi levado ao Laboratório de Biologia do Departamento de Biologia da UFRR para fase de identificação. Com auxílio de um estereomicroscópio, foram confeccionadas lâminas de todas as briófitas coletadas, e em seguida levado ao microscópio para identificação. Por meio de literaturas especializadas de artigos publicados procurou-se saber a importância ecológica das famílias e espécies identificadas.
RESULTADOS:
No conjunto da brioflora estudada foram identificadas 10 famílias, 14 gêneros e 18 espécies, divididas em duas ordens. Ordem Machantiophyta encontram-se distribuídas em duas famílias, são elas Frullaniaceae e Lejeuneaceae, enquanto a ordem Bryophyta encontra-se dividida em oito, Bryaceae, Calymperaceae, Pottiaceae, Hypnaceae, Leucobryaceae, Dicranaceae, Fissidentaceae e Sematophyllaceae, correspondendo a oitenta por cento do total de famílias encontradas. Quanto à riqueza especifica, a família que mais se destacou foi a Lejeuneaceae, apresentando seis espécies, seguido das famílias Calymperaceae, Frullaniaceae e Pottiaceae, com duas espécies cada. Os substratos predominantemente colonizados pelas briófitas foram cortícolas, saxícolas e terrícolas, com larga predominância sobre substratos cortícolas seguido de substratos saxícolas.
CONCLUSÃO:
Entre as famílias inventariadas, sete são típicas de ambientes perturbados, são elas Bryaceae, Dicranaceae, Hypnaceae, Leucobryaceae, Pottiaceae, Semathophylaceae e Calymperaceae, justamente por estes táxons serem tolerantes a altas temperaturas, luz intensa e poluição do ar, mostram que já estão adaptadas aos complexos de fatores ambientais oferecidos pelo ambiente urbano, revelando grande potencial para trabalhos com biomonitoramento de qualidade do ar. O conhecimento da brioflora de Roraima e de sua ecologia merece ser ampliado, pois o Estado apresenta uma riqueza de ambientes florísticos e dados ecológicos que ainda não foram estudados.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Roraima
Palavras-chave: Briófitas, Botânica, Bioindicadores.