61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA
Klicyane Queiroz Aguiar 1
Naely Araújo Guedes 1
Fabrício Luchesi Forgerini 1
Bruno Ferreira Rizzuti 1
1. Universidade Federal do Amazonas - Campus de Coari
INTRODUÇÃO:

A curiosidade é um atributo natural da raça humana. As perguntas “Como” e “Por que” são frequentes para todas as idades. Quem nunca se perguntou por que a lua apresenta diferentes fases, por que ocorrem eclipses ou mesmo como se dá a divisão do ano em estações? Perguntas desse tipo são respondidas pela Astronomia, ciência bastante antiga que remete a séculos antes de Cristo. Aproveitando a motivação intrínseca à Astronomia, desenvolvemos este projeto com atividades centradas principalmente na divulgação científica. Objetivamos estimular a procura dos jovens dos ensinos médio e fundamental pelas carreiras científicas e tecnológicas, bem como motivar os próprios acadêmicos do curso de Física e Matemática da UFAM – Coari. Com isso esperamos uma maior interação entre a universidade e a comunidade em geral. Buscamos também despertar o interesse dos jovens pela Astronomia e Física e relacionar conhecimentos teóricos e práticos dos estudantes envolvidos no projeto. Em uma celebração global da Astronomia não podemos deixar de fazer divulgação de ciências no interior do estado do Amazonas, pois temos comunidades ligadas à natureza e com parco conhecimento científico.

METODOLOGIA:

O público alvo do projeto, alunos dos ensinos médio e fundamental, foi convidado a participar do projeto através de cartazes fixados nas escolas. As reuniões do nosso trabalho aconteceram na própria Universidade, onde foram expostos documentários sobre Astronomia. Levantamos discussões sobre temas gerais de ciências exatas e de Astronomia no nosso dia a dia: eclipses, fases da lua, planetas, estrelas, galáxias e até mesmo sobre a evolução conceitual e histórica das ciências. Outra atividade prevista no projeto foi a observação do céu noturno com telescópios e cartas celestes, em noites de céu aberto.

RESULTADOS:

Este trabalho possibilitou aos alunos uma maior compreensão de fenômenos simples ligados com Astronomia: eclipses, fases da lua, estações do ano, efeitos de maré, estrelas cadentes, etc. O que antes era conhecimento empírico agora se trata de conhecimento científico. Notavelmente vimos uma maior motivação dos estudantes das escolas do município, que participaram ativamente do projeto. Outro ponto atingido por este trabalho foi o estreitamento de laços entre a comunidade e a Universidade, polo democrático e difusor do conhecimento. Notamos também que os próprios alunos do curso de Física e Matemática da UFAM participaram com assiduidade do projeto. Conseguimos, com isso, divulgar ciências para um público abrangente, que antes detinha somente conhecimento do “senso comum”.

CONCLUSÃO:

Segundo Carl Sagan, grande astrônomo americano e divulgador das ciências, é importante divulgar as ideias da ciência, numa civilização que se baseia nela e quase nada faz para torná-la compreendida. À luz dessa declaração propomos esse projeto, onde buscamos uma maneira de popularizar amplamente ciência e tecnologia, promover a melhora na educação científica em consonância com as comemorações do Ano Internacional da Astronomia. Conseguimos atingir grande público com as atividades de divulgação e este trabalho indica que a procura dos estudantes pelas ciências exatas está ligada com o contato que os mesmos tiveram com divulgação científica ao longo de sua formação básica. Acreditamos que a herança deste projeto aconteça de forma continuada, não terminando neste ano, mas a longo prazo, com a melhora da educação científica e o engajamento de jovens pelas carreiras das ciências.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Astronomia , Divulgação Científica, Ensino de Ciêcias.