61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
Programa de atividades motoras orientadas em aulas de Educação Física para crianças do Ensino Infantil 
Tainá Neves Vieira 1
Ana Cristina David 1
Rossana Travassos Benck 1
Amanda Freitas Vasconcelos 1
1. Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
A idade pré-escolar, entre o quarto e o sétimo ano de vida, é de fundamental importância na vida humana. Essa é uma fase crítica para o desenvolvimento motor, a falta de experiências motoras adequadas pode acarretar conseqüências negativas para desenvolvimento tanto motor quanto perceptual, cognitivo e social (Paim, 2003). Este estudo teve por objetivo propor um programa de atividades motoras orientadas para crianças do Ensino Infantil e avaliar a influência da intervenção no desenvolvimento da agilidade associada à locomoção.
METODOLOGIA:
A amostra foi composta por 365 crianças saudáveis de ambos os sexos, entre 5 e 7 anos, participantes do 2º e 3º períodos da Educação Infantil no Distrito Federal. Os sujeitos foram submetidos a um programa motor (Proefi) com 12 semanas de duração, com aulas de 40 minutos de duração, duas vezes por semana. A agilidade dos indivíduos foi avaliada antes e depois da intervenção, por meio do teste de shutle run adaptado (5 m).
RESULTADOS:
Houve melhora significativa na agilidade dos sujeitos entre o pré e pós-teste. Os meninos obtiveram melhores resultados que as meninas e as crianças do 3º período melhores resultados que as do 2º período. Ao analisar os resultados obtidos pelas diferentes escolas, não houve diferença significativa entre elas.
CONCLUSÃO:
A intervenção foi eficiente no desenvolvimento da capacidade física agilidade, tanto para meninos como para meninas, sendo que os valores foram melhores para os meninos em comparação coma as meninas. As crianças mais velhas tiveram valores de agilidade melhores que as mais novas.
Instituição de Fomento: Universidade de Brasília
Palavras-chave: Agilidade , Ensino Infantil, Desenvolvimento motor.