61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
ESTUDO DE POTABILIDADE DE ÁGUAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE BELÉM/PA.
Heronides Adonias Dantas Filho 1
Maria Dulcimar de Brito Silva 2
Afonso Silva Mendes 1
Caio Renan Goes Serrão 2
Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das Neves 2
Gleicy Kelly China Quemel 1
1. Universidade Federal do Pará/UFPA
2. Universidade do Estado do Pará/UEPA
INTRODUÇÃO:
Os recursos hídricos são utilizados em todo o mundo com distintas finalidades, entre as quais se destacam o abastecimento de água, a geração de energia, a irrigação e a indústria. A água representa o principal constituinte de todos os organismos vivos. No entanto, nas últimas décadas, esse precioso recurso vem sendo ameaçado pelas ações do homem, o que acaba resultando em prejuízo para a própria humanidade. A Amazônia dispõe de boa parte dos recursos hídricos ainda preservados em todo o planeta, portanto existe uma grande preocupação em preservá-los, mas para que isto ocorra é necessária uma fiscalização mais efetiva em relação à contaminação de rios e bacias, além do controle ambiental sobre a emissão de resíduos químicos industriais e domésticos. Com o objetivo de constatar a potabilidade da água servida em bebedouros de duas instituições públicas de ensino superior na cidade de Belém/PA, foram realizadas algumas análises de parâmetros físico-químicos, entre eles: acidez, alcalinidade, pH, condutividade, Sólidos Totais Dissolvidos, dureza e cloretos. Os resultados obtidos foram comparados com os limites máximos totais permitidos por órgãos ambientais regulamentadores como o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
METODOLOGIA:
As amostras foram coletadas e armazenadas em garrafas PET (polietileno tereftalato) previamente limpas, em Dezembro de 2008 em duas Universidades Públicas localizadas na cidade de Belém-PA: a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). Em cada ponto foi coletada uma amostra. As determinações de acidez, alcalinidade, dureza e Cloretos foram realizadas utilizando-se métodos titulométricos e em triplicata. A condutividade e sólidos totais dissolvidos foram realizados por condutometria. O pH das amostras foi determinado empregando-se o método potenciométrico.
RESULTADOS:
Os valores de pH não apresentaram variações consideráveis, pois o recomendado na Resolução Nº 20/1986 do CONAMA estão na faixa de 6,0–9,0, sendo que a amostra da instituição 1 apresentou o pH igual a 6,47 e a amostra da instituição 2 igual a 8,05. Os valores de condutividade apresentaram variações acima do permitido pela CETESB onde a condutividade da água não deve ultrapassar 100 µS/cm. Em relação à salinidade, ambas as amostras apresentaram valores inferiores a 1%. Em relação à alcalinidade das amostras analisadas pode-se afirmar que a amostra 1 apresenta alcalinidade por presença de bicarbonatos já que o pH está na faixa entre 4,4 e 8,4, já a amostra 2 apresenta alcalinidade por presença de carbonatos e bicarbonatos, apresentando o pH entre 8,3 e 9,4. Quanto aos sólidos totais dissolvidos, ambas as amostras apresentaram níveis inferiores a 500 mg/L. A amostra 2 apresentou ausência de gás carbônico na amostra 2, porém a amostra 1 com faixa de pH entre 4,5 e 8,2 apresenta acidez carbônica. Em relação à dureza, a água 1 apresentou-se como água mole com valor inferior a 50 mg/L, porém a amostra 2 apresentou valores superiores a 300 mg/L sendo considerada água muito dura. Em relação à presença de cloretos ambas as amostras apresentaram níveis inferiores ao valor de 250 mg/L.
CONCLUSÃO:
Alguns parâmetros físicos apresentaram alterações consideráveis, entre eles a condutividade que apresentou variações que indicaram a presença de um ambiente impactado, além disso a amostra 2 apresentou dureza total característica de água muito dura, ou seja, a água analisada tem a presença de sais de cálcio e magnésio o que faz com que estas águas sejam impróprias para a alimentação, para a lavagem de roupas e principalmente para o consumo.
Palavras-chave: Potabilidade de Águas, Instituições de Ensino do Estado do Pará, Parâmetros Físico-Químicos.