61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO E CONSUMO DE RESÍDUOS AGRO-FLORESTAIS EM TAGUATINGA-DF E INDICAÇÃO DE POSSÍVEIS USOS.
Luiz Fernando Xavier da Silva 1
Aílton Teixeira do Vale 1
1. Universidade de Brasília - UnB
INTRODUÇÃO:

A produção de resíduo mostra-se uma situação problemática tanto para a indústria, que dispende espaço para estocagem, assim como para toda a população, por causar impactos ao meio ambiente.

Os resíduos de madeira gerados pelo seu processamento podem deixar de ser um risco ao meio ambiente e passar a gerar lucro para a empresa que o produz, além de apresentar alternativas, como matéria-prima para diversos outros produtos.

Acredita-se que há demanda para o consumo dos resíduos produzidos na R. A. de Taguatinga, principalmente por energia que pode ser oferecida por tais resíduos. Portanto, é objetivo deste trabalho diagnosticar a produção de resíduos madeiráveis no Distrito Federal indicando possibilidades de uso.

Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo diagnosticar a produção de resíduos madeiráveis em Taguatinga e compara-lo com a produção do Distrito Federal indicando possibilidades de uso.

METODOLOGIA:

Para coleta dos dados foi realizado, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, um pré-levantamento de empresas que potencialmente consomem lenha e daquelas que produzem resíduo de madeiras, através de registros em bases de. Por telefone foi feita confirmação se tais estabelecimentos de fato produzem resíduo ou consomem biomassa. Após, foram executadas visitas para a coleta dos dados através da aplicação de questionário com informações da empresa e informações específicas sobre o objeto de estudo (quantidade, fonte / destino e tipo), este último diagnosticado pelo pesquisador com auxílio de uma balança portátil de gancho (dinamômetro tubular) com capacidade de 20Kg, um saco de nylon com capacidade de 50 Kg para auxiliar a pesagem, e de uma câmera fotográfica digital, para registros de imagem. Durante a visita, continuava-se a realizar levantamento das empresas que não estavam nas fontes de registro pesquisadas, por meio de reconhecimento visual ou por indicação de entrevistados.

Por ser o resíduo descartado de forma heterogênea, o resíduo gerado foi classificado, de acordo com os tipos de mistura encontrados, nas seguintes categorias:


R1 – Pó de MDF;

R2 – Pedaço de MDF;

R3 – Serragem;

R4 – Pó de serra;

R5 – Pedaço de madeira;

R6 – Pó e pedaços MDF;

R7 – Pó, pedaços de MDF e serragem;

R8 – Pó, pedaço de MDF, pedaços de madeira e serragem.
RESULTADOS:

Houve uma queda na produção de resíduos de madeira em Taguatinga, que passou de 1599,89 toneladas por ano em 2000 para 632,79 toneladas por ano em 2007. A representatividade de Taguatinga na produção de resíduos no Distrito Federal também diminuiu, deixando de ser 45,61% em 2000 para ser de 22,10% em 2007. O consumo de lenha foi levantado em 40,8 toneladas de lenha por ano.

CONCLUSÃO:

Essa queda se explica principalmente, pelo aumento da eficiência no beneficiamento da matéria-prima. Atribui-se essa variação a diminuição na produção de resíduo em Taguatinga como também ao aumento da produção nas R.A.’s do SIA, Gama e Sobradinho.

A produção de resíduo em Taguatinga seria mais que suficiente para atender a demanda por energia de biomassa, além de poder ser utilizado em outras atividades como artesanato e produção de POMs.

Palavras-chave: Resíduo, Biomassa, Madeira.