61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
ORIENTAÇÃO A PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO: PRATICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO BAIXO AMAZONAS.
EDILSON MOTA RIBEIRO 1
LUCIANO DA CHAGAS 1
REGIANE CRISTINA DUARTE 2
1. graduando ICSEZ/UFAM
2. orientadora ICZES/UFAM
INTRODUÇÃO:

                        A atividade física caracterizada por ser uma manifestação humana, que gera gasto de energia para o corpo, trazendo grandes benefícios para os indivíduos. Além disso, a atividade física hoje está intimamente ligada a questões estéticas, amplamente difundidas pelos meios de comunicação de massa (revistas, internet, jornal e principalmente da mídia televisiva, que apresentam padrões estéticos para cada gênero ou espécie, na maioria das vezes colocando em lados opostos a saúde X a estética, ou seja, prioriza-se a beleza e a aparência física, através de meios ilícitos, que trazem resultados rápidos, em detrimento de uma vida saudável com qualidade.

                        Assim, “Orientação a Prática de Exercícios físicos” (OPEF) é um projeto de extensão que visa trabalhar a conscientização das pessoas quanto à importância da prática da atividade física regularmente, pois a mesma tem propósitos relacionados a saúde sem comprometê-la.

                        Portanto, este projeto objetivou identificar os efeitos da implantação do Programa de Orientação a Prática de Exercícios Físicos no Município de Parintins. Investigar o nível de adesão da população e dos acadêmicos no programa; verificar as informações sobre exercícios físicos e saúdes assimiladas pela população, bem como, a importância da prática de tais atividades.

METODOLOGIA:

            O OPEF é um projeto de extensão desenvolvido na praça dos bois, no município do baixo Amazonas – Parintins. O publico é a população de ambos os sexos na faixa etária de 18 a 65 anos de idade.

            As atividades são desenvolvidas segundas, quartas e sextas- feiras, de 18h às 20h, com três sessões atendendo o máximo de pessoas interessadas. As aulas são de alongamento, ginástica localizada, orientação a caminhada e step, com duração de no mínimo 30 minutos. As Atividades Físicas orientadas são oferecidas gratuitamente pelos acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, em Parintins

Durante a execução do projeto foi aplicada uma anamnese com o objetivo de identificar as principais informações sobre as condições de saúde dos participantes e possíveis restrições quanto a pratica de exercícios físicos finalizando um questionário de satisfação. Em ambos os casos, o tratamento estatístico das informações foi realizado mediante o pacote computadorizado Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 7.51. Para análise das variáveis quantitativas recorreu a procedimentos da estatística descritiva e, posteriormente, à análise de variância do tipo two-way com interação envolvendo três critérios de classificação: sexo, idade e classe socioeconômica.

RESULTADOS:

A análise da anamnese nos permitem identificar que dos participantes do OPEF 82% são do gênero feminino e 18% do gênero masculino, além disso, as mulheres permanecem mais tempo sentadas no local de trabalho (37%); caminham com maior freqüência no trabalho (8%); carregam e levantam pesos no trabalho e; vinte e seis (26) pessoas ficam mais tempo em pé praticando suas atividades. Identifica-se também que 10% são fumantes e 90% não são fumantes.

Um dado importante a se destacar são que os verdadeiros motivos os quais levam o publico a praticam atividades físicas são por fins estéticos (14%), convívio social (4%); lazer (22%); emagrecimento (31%); fins terapêuticos (13%); condicionamento físico (31%) e optaram por Outros (3%).

Quanto aos elementos de satisfação das atividades propostas no projeto, identificamos que a caminhada é a atividade que tem maior aceitabilidade (32%); e 100% dos participantes tiveram suas expectativas supridas. Somente 2% acreditam na necessidade de melhoras no OPEF, dentre as quais destaca-se a de materiais para a execução das atividades. Quanto ao tempo e a intensidade dos exercícios aplicados ficou caracterizado como boa (86%), e finalmente à continuidade do projeto (100%), onde a população acredita nas melhoras físicas e pediram a continuidade do mesmo!

CONCLUSÃO:

                        Os resultados já apresentados nos pertmite inferir que o interesse da população por uma atividade física está associado à ocupação do tempo livre ou associado à saúde e bem-estar. Assim, estas foram as respostas caracterizadas como necessidades individuais e sociais. Estas necessidades podem variar de acordo com a idade, sexo, “moda”, fatores econômicos e sociais. A aderência à atividade física regular é difícil de ser mantida por muitos indivíduos, embora exista um crescimento do público feminino participante das atividades e  conscientes dos benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais da atividade física. Observamos que os homens seguem na contra mão desse avanço: “Apesar dos benefícios da atividade física em relação a saúde se encontrarem bem documentados, o comportamento sedentário é característico da civilização moderna”.

Instituição de Fomento: FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas)
Palavras-chave: saúde, atividade física, qualidade de vida.