61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
ESTIMATIVA DE VARIABILIDADE GENÉTICA EM POPULAÇÕES DE Aedes aegypti (DIPTERA, CULICIDAE) DA ILHA DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, COM BASE EM SEQÜÊNCIAS DO DNA MITOCONDRIAL
Elmary Fraga 1
Déborah Gaido Aragão 1
Diego Raphael Silva de Oliveira 1
Iracilda Sampaio 2
Andrelina Alves de Sousa 1
Maria Claudene Barros 1
1. Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC/UEMA. Caxias, MA.
2. Instituto de Estudos Costeiros - Campus de Bragança/UFPA. Bragança, PA.
INTRODUÇÃO:

O Aedes (Stegomyia) aegypti encontra-se amplamente distribuído em áreas tropicais e subtropicais do mundo exibindo preferência por ambientes urbanos. É o responsável pela transmissão dos quatro sorotipos do vírus dengue DEN 1-4 que se constitui em um dos principais problemas de saúde pública, devido principalmente aos altos índices de infestação desses vetores em muitos municípios brasileiros, como também maranhenses. Neste estudo estimou-se a variabilidade genética de populações de Ae. aegypti da Ilha de São Luís, utilizando um fragmento de seqüências do gene mitocondrial ND4, com objetivo de determinar os níveis de divergência genética intra e interpopulacional gerando informações que possam servir de subsídios em campanhas de controle desse vetor.

METODOLOGIA:

As amostras foram obtidas com a utilização de armadilhas do tipo APO (Armadilhas para ovos) distribuídas nos municípios de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís/MA. A identificação dos mosquitos foi realizada a partir de chaves específicas, e para manutenção das larvas, empregou-se a metodologia usual do laboratório. Na extração de DNA, foi utilizado o protocolo de rotina do laboratório. Um fragmento da região da ND4 foi amplificado através da PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), usando iniciadores específicos. O produto da PCR foi seqüenciado usando-se o método didesoxi terminal utilizando-se o Kit Big Dye e as seqüências foram obtidas no sequenciador automático ABI PRISM™ 377, sendo em seguida, alinhadas através do Clustal W implementado no programa Bioedit. A composição nucleotídica, o número de sítios informativos, assim como as diversidades haplotípica (h) e nucleotídica (π) para cada uma das populações e a análise de variância molecular (AMOVA) foram realizadas no programa Arlequin versão 3.01.

RESULTADOS:

Um fragmento de 339 pb para o gene ND4 foi obtido em 58 amostras de Ae. aegypti nas populações analisadas. A composição nucleotídica foi de: 28,63% de citosina, 37,22% de timina, 18,03% de adenina e 16,12% de guanina. Na análise conjunta de todas as seqüências observou-se 15 sítios variáveis e a ocorrência de 10 haplótipos, com uma diversidade haplotípica (h) de 0,6273 e nucleotídica (p) de 0,0074, onde o haplótipo um (H1) mostrou-se como o mais freqüente ocorrendo nas quatro populações, seguido pelo haplótipo cinco (H5) que foi observado apenas nas populações dos município de Paço do Lumiar e Raposa. A diversidade haplótipica (h) das populações analisadas separadamente variou de 0,4466 em São Luís a 0,8889 em São José de Ribamar. Foram observados seis (06) haplótipos na população de São José de Ribamar, quatro (04) em São Luís, três (03) no município da Raposa e dois (02) em Paço do Lumiar. Observou-se ainda, vários haplótipos únicos na população de São José de Ribamar. Os valores de diversidade nucleotídica (p) variaram de 0,0019 em São Luís a 0,0102 na população da Raposa. A partir dos resultados da análise molecular de variância (AMOVA), verificou-se que a maior parte da variação encontra-se dentro das populações (74,28%), com índice de diferenciação populacional (Fst) igual a 0,2572, e p altamente significativo.

CONCLUSÃO:

A partir dos resultados da presente análise observou-se que as populações da Ilha de São Luis aqui analisadas compartilham de grande parte da variação genética total 74,28%. No entanto, o valor de Fst de 0,2572 com p altamente significativo possivelmente indique um processo de diferenciação intrapopulacional que pode resultar em diferenças na capacidade vetorial do Ae. aegypti.

Instituição de Fomento: UEMA e UFPA
Palavras-chave: Aedes aegypti, ND4, Polimorfismo.