61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ÉTNICO, EDUCAÇÃO E CULTURA SATERÉ-MAWÉ
Thelma Lima da Cunha Marreiro 1
Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel 2
1. Universidade do Estado do Amazonas-UEA/Escola Superior de Arte e Turismo-ESAT
2. Universidade Federal do Amazonas/Faculdade de Educação- Prof. Dra. Orientadora
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho discute a partir da concepção do pensamento étnico a respeito do significado do projeto político-pedagógico, o qual representa uma política educacional com diretrizes padronizadas sobre o processo educacional no espaço escolar formal. Pretende-se analisar o modo de construção do projeto político pedagógico das escolas indígenas Sateré-Mawé, da área do rio Marau, Urupadi, Miriti e Manjuru, na região do médio rio Amazonas, entre os estados do Amazonas e Pará. Busca-se neste processo, a compreensão das formas de inter-relações entre os saberes escolares e o contexto cultural. É necessário, conhecer as características do contexto histórico e sociocultural em que foi construído o projeto pedagógico e sua relevância para a valorização e afirmação da identidade cultural do povo. Neste contexto procuramos entender os processos de elaboração dos elementos da proposta pedagógica e a valorização dos saberes tradicionais, bem como examinar as concepções dos professores indígenas sobre o projeto político pedagógico, tomado como uma possibilidade de construção do modelo próprio de escola e de superação do preconceito sofrido pelos indígenas durante a implantação da escola tradicional com professores não-indígenas.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida com professores, comunitários e lideranças indígenas Sateré-Mawé por ocasião das reuniões do Encontro Pedagógico dos Professores Sateré-Mawé, na área do rio Marau, município de Maués, no Estado do Amazonas. A abordagem é qualitativa com a perspectiva do método hermenêutico-dialético (MINAYO, 1994) para análise dos dados. Nesse sentido, a ênfase foi dada à interpretação e compreensão dos significados simbólicos implícitos nas práticas sociais e pedagógicas envolvidas na construção do projeto político-pedagógico.  Os dados foram coletados por meio da observação direta, da entrevista semi-estruturada e da análise documental com base na fundamentação teórica pertinente à temática indígena para análise e discussão dos resultados.
RESULTADOS:
O povo Sateré-Mawé desde a década de 60, possui escola em sua área indígena do rio Marau. As primeiras escolas foram administradas por missionários jesuítas, em seguida por evangélicos, depois pelo Instituto de Educação Rural do Amazonas (IER-AM) e, atualmente, é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação de Maués (SEMED).  Seus primeiros professores não eram indígenas e, por isso, utilizavam um projeto de educação com a finalidade de integrar os Sateré-Mawé à cultura ocidental. Esta investigação possibilitou a compreensão da construção do projeto político pedagógico deste povo que atendesse aos interesses e necessidades das comunidades, em busca da superação de visões estereotipadas, discriminatórias e preconceituosas construídas pelo sistema educacional nacional, refletidas na imposição do modelo de educação ocidental. Em contrapartida, tal projeto foi discutido e elaborado pelos professores Sateré-Mawé apoiados por suas lideranças e comunidades, em articulação a realidade das escolas indígenas da área do Marau. Como procedimento das diretrizes legais, tal projeto foi encaminhado para o processo de aprovação pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC),

com o objetivo de terem suas escolas reconhecidas legalmente como escolas indígenas.

CONCLUSÃO:
A pesquisa apontou caminhos, do ponto de vista da diversidade cultural, para a valorização dos processos educativos próprios do povo Sateré-Mawé. O estudo centrou-se na perspectiva dialógica (FREIRE 2005), sobre a relação dos conhecimentos tradicionais das comunidades Sateré-Mawé do rio Marau, com os conhecimentos científicos da sociedade ocidental implícitos nas diretrizes legais da proposta pedagógica do projeto político-pedagógico (LDBEN 9394/96 art. 32, 78 e 79). Contrapondo-se à prática pedagógica oficial, o povo Sateré-Mawé organizou-se para implantar uma escola própria em seu território, como um instrumento de luta e defesa dos seus direitos políticos e sociais, para recriarem suas relações com o Estado e com a sociedade envolvente. Assim, a escola passou a ser um mecanismo fundamental na construção da cidadania, subsidiando a comunidade com instrumentos necessários ao domínio da leitura e da escrita da língua materna e da língua portuguesa para o processo de construção e manutenção da identidade Sateré-Mawé e desenvolvimento de seus projetos sociais (TEIXEIRA et all, 2005).
Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico, Conhecimento tradicional, Sateré-Mawé.