61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A INSERÇÃO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A 7ª SÉRIE DA ESCOLA ESTADUAL OSCAR CORDEIRO, NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS-BA
Anne Sulivan Lopes da Silva Reis 1
1. Universidade do Estado da Bahia/ UNEB- Departamento de Educação-CAMPUSII
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho, A inserção do Esporte nas aulas de Educação Física para a 7ª série da Escola Estadual Oscar Cordeiro, no Município de Alagoinhas situado no nordeste baiano, é resultante do estágio curricular II, do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), realizado no 2º semestre do ano de 2008. O estudo teve como objetivo possibilitar aos educandos, acesso ao mundo dos esportes, dos movimentos e dos jogos de forma autônoma, visando à vida futura relacionada ao lazer e ao tempo livre, sensibilizando estes, para ações solidárias, cooperativas e participativas, além de proporcionar experiências criativas, exploratórias e o julgamento crítico, através do diálogo, capaz de afirmar suas identidades como cidadãos formadores de uma sociedade que preza o coletivo.

 

METODOLOGIA:

Tomando os estudos de Gil (2002) como referência, a investigação em tela, caracteriza-se como uma pesquisa-ação, a qual foi desenvolvida, a observação participante e a entrevista coletiva, como procedimento metodológico. A observação participante se deu a partir do desenvolvimento das aulas, através da abordagem Crítico-Emancipatória, utilizando-se do Voleibol por meio do jogo “Encaixobol”, e o Handebol, do jogo, “Defesa e Ataque”, com os educandos da 7ª série da Escola Estadual Oscar Cordeiro. As atividades foram desenvolvidas na quadra poliesportiva, no turno matutino. Os processos construtivos nas aulas se deram por problematizações em que os alunos foram estimulados a tentar solucionar os problemas postos, através do diálogo e experimentações coletivas, de forma que, à medida da instauração do progresso dos jogos, havia um aumento na sua complexidade, com o estabelecimento de regras pertencentes a cada modalidade em questão, se aproximando paulatinamente da complexidade do esporte propriamente dito, realizado, contudo, sempre de forma coletiva, autônoma e crítica.

RESULTADOS:

             Durante a realização da pesquisa foi possível observar a sistematização do aprendizado do Esporte pelos educandos, como conteúdo proposto para as atividades, as quais foram pensadas, realizadas, discutidas e refletidas sobre uma visão amplamente educativa referenciando a pedagogia Crítico-Emancipatória. Neste contexto de aprendizado, pontos como a integração grupal, cooperação, superação da exclusão e auto-exclusão de caráter sexista ou por “maiores” habilidades, marcaram as atividades com a turma da 7ª série da Escola Oscar Cordeiro com a inserção das práticas esportivas do Voleibol e do Handebol. A respeito da assimilação específica da técnica nas modalidades trabalhadas, os educandos obtiveram um notório sucesso em sua realização, pois demonstraram que além de seus conhecimentos prévios, quando estes se faziam presentes em seu cotidiano, estavam abertos para a apreensão de novas possibilidades que os pudessem reunir em torno de experimentações e manifestações do movimento humano e suas inter-relações no âmbito social-esportivo.

 

CONCLUSÃO:

O reconhecimento e a ressignificação dos conteúdos e práticas esportivas construídas de maneira coletiva e inovadora nas aulas de Educação Física, por meio do Voleibol e do Handebol, possibilitaram um aprendizado que permeou os educandos de forma bastante consistente, a assimilação de suas intenções pedagógicas, a valorização da participação do outro em seu cotidiano, levando a compreensão do universo da Educação, como única fonte fértil capaz de transformar o mundo desregrado no qual a humanidade se encontra emergida.

As perspectivas educacionais que circundam o ambiente escolar, a exemplo da Educação Física com suas concepções inovadoras devem continuar ressaltando o esporte como instrumento de intervenção social, capaz de legitimar, fortalecer e exercer os direitos de cidadania atrelados ao sistema educacional em conjunto de políticas públicas formentoras de transformações social pelo esporte e para o esporte.  

 

 




Palavras-chave: Educação Física, Esporte, Educação.