61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
AS “MANHAS” DA CAPOEIRA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS II-ALAGOINHAS  
Ramon Sena de Jesus dos Santos 1
1. Universidade do Estado da Bahia/UNEB-Departamento de Educação-CAMPUSII
INTRODUÇÃO:

As experiências históricas do processo de socialização do homem apontam a cultura como instrumento de grande importância, ao passo que se percebe a intervenção desta como elemento formador de identidades e dos contextos sócio-econômico e político da humanidade, tornando-se cada vez mais expressiva sua valorização nos diversos espaços de discussões, prioritariamente no setor Educacional. Neste sentido a Capoeira, forte representação da cultura Afro-Brasileira, inserida como componente da grade curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), configurou-se como objeto desta pesquisa, onde foi analisada sua participação no processo de formação acadêmica dos discentes em questão.

METODOLOGIA:

Com base nos estudos de Gil (2002), esta pesquisa caraterizou-se como participante, marcada pela interação direta entre pesquisador e sujeitos das situações investigadas. Procedeu metodologicamente a partir de observações, registros, descrições e análise de dados, os quais foram  identificados em meio as aulas da disciplina. Foram abordados temas referentes ao reconhecimento da Capoeira como patrimônio cultural do Brasil, assim como a metodologia de ensino dessa modalidade e sua atuação no âmbito educacional de nível superior. Participaram do estudo 30 discentes cursando o 5º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, nos anos de 2008 e 2009 divididas em duas turmas, de ambos os sexos, com faixa etária entre 19 e 47 anos. O Critério de participação se deu pela assiduidade dos mesmos nas aulas teóricas e práticas da disciplina.

 

RESULTADOS:

Ao observar as aulas de Capoeira, identificou-se a assimilação de suas “manhas” como meio pedagogizador nas aulas de Educação Física, expresso através da execução de movimentos, cantos, e rítimos, que retomam as raízes históricas formadoras da identidade do povo Brasileiro. As bases metodológicas de ensino promoveram um rico aparato pedagógico, transformando os conhecimentos adquiridos em instrumentos passíveis de serem aplicados em diferentes grupos de idade, gênero e classe social, no universo de atuação do professor de Educação Física. Além destes, a Capoeira promoveu maior interação e socialização do grupo, tornando explícito o fortalecimento das inter-relações humanas no processo educacional.

O resgate histórico da Capoeira subsidiou debates sobre temas influentes na sociedade contemporânea, tais como política, trabalho, cultura, esporte, e lazer, permitindo aos graduandos conhecer, refletir e criticar com propriedade o modelo de construção sócio-cultural vigente, propiciando a edificação de conceitos que visam tanto o reconhecimento, como a transformação do ser humano e sua realidade. Esta diversidade sócio-cultural pressupõe um verdadeiro campo de conhecimento a ser explorado como um dos aspectos imprescindíveis à graduação acadêmica em seu caráter qualitativo.

 

CONCLUSÃO:

Os movimentos emancipatórios em prol da afirmação de raízes culturais diversas na Universidade têm sido consolidados na perspectiva da democratização do Ensino Superior. A Capoeira tem sua inserção no campo acadêmico fortalecida por meio de lutas sociais construídas ao longo do seu processo formativo, tornando-se elemento de grande representatividade junto ao modelo Educacional Brasileiro. Ao analisar as contribuições da Capoeira na Formação de Docentes em Educação Física da UNEB, esta se colocou como elemento de relevante participação no processo de construção do conhecimento, intervindo eficazmente com ações participativas em meio ao processo de humanização dos graduandos, ressaltando a importância de sua atuação enquanto indivíduos críticos e conscientes de seu papel social. Neste sentido a Capoeira vem contribuindo significativamente na formação dos futuros docentes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, legitimando e valorando os preceitos de uma graduação verdadeiramente consistente e humanizante que visam, sobretudo, a formação de Educadores.

                                                                                            

 

Palavras-chave: Educação Física, Capoeira, Formação Docente.