61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 5. Física das Partículas Elementares e Campos
“MASTERCLASS: TRABALHANDO COM A FÍSICA DE ALTAS ENERGIAS” (HANDS-ON PARTICLE PHYSICS MASTERCLASSES)
Marcia Begalli 1
Vitor Oguri 1
1. DFNAE/IF/UERJ
INTRODUÇÃO:
O Masterclass é um evento promovido pelo CERN para alunos de 2o grau e iniciantes do curso de graduação, ou seja, em sua maioria adolescentes, bem como para seus professores. Dias especiais são dedicados aos Professores de Física. No início dos anos 90, Erik Johanson, da universidade de Estocolmo, desenvolveu o Hands on CERN, um curso para a graduação em Física onde os alunos analisavam os eventos do DELPHI. Há 8 (10) anos o Reino Unido iniciou atividades envolvendo Física de Altas Energias para alunos do último ano do 20 grau e seus professores, chamadas de UK Masterclasses. Desde 2005, o Ano Internacional da Física, o Masterclass tornou-se um evento de toda a Comunidade Européia sob a coordenação do EPPOG (European Particle Physics Outreach Group), o grupo criado para a divulgação de Física de Altas Energias nos países membros do CERN. Desde 2008 o Brasil faz parte desse evento, com as participações da UERJ, no Rio de Janeiro, e do SPRACE, em São Paulo. Atualmente, 22 países participam do Masterclass.
METODOLOGIA:
Consiste em explicar aos interessados a Física de Altas Energias, de forma introdutória, levando-os a analisar eventos reais registrados por 2 experimentos realizados no CERN, DELPHI e OPAL. As atividades são organizadas da seguinte forma: • No CERN : 1 dia inteiro de colóquios e atividade experimental. Oferece almoço e “coffee breaks”. Ao final do dia, reunião com outros institutos participantes, de diversos países. • Em São Paulo : meio-dia + meio-dia de atividades. Ao final, reunião vídeo-conferência. • No Rio : reuniões semanais. A reunião com vídeo-conferência é feita no dia estabelecido. Os participantes são encorajados a fazer perguntas, discussões e apresentar suas dúvidas antes, durante, depois, sempre, sobre os assuntos tratados nas palestras. A Internet é indispensável. São feitas as explicações sobre os dados a serem utilizados, bem como sobre o experimento onde foram registrados, levando à análise dos eventos e discussão dos resultados obtidos. Essa reunião pode ser conjunta, alunos e professores, ou pode-se requisitar um dia especial para os professores. O elemento principal do Masterclass é a reunião com video-conferência envolvendo o CERN e outros institutos participantes. Dado o grande número de universidades envolvidas, tal atividade é desenvolvida em vários dias, neste ano foi no período 16.03.09-03.04.09. O número de institutos participantes por dia pode chegar a 8. A participação brasileira se deu no dia 31 de março, na UERJ, em conjunto com a UFAM, e no dia 19 de março em São Paulo (SPRACE).
RESULTADOS:
Participamos do Masterclass desde 2008. Na primeira participação, em fevereiro de 2008, nosso professor do Ensino Médio foi classificado entre os melhores das quase 70 instituições participantes. Este ano, março de 2009, nosso grupo (que incluiu participantes da UFAM) foi classificado entre os melhores das 69 instituições participantes. Vale lembrar que o termo “entre os melhores” significa que esses grupos (ou professores, quando for o caso) empataram na classificação dos grupos de mais alto nível.
CONCLUSÃO:
O Masterclass é uma atividade em movimento, não se resume somente à reunião agendada anualmente com o CERN. Seu formato se adapta a cada grupo de alunos, professores e interessados em geral. Ele permite levar um conhecimento introdutório a alunos e professores sobre Física de Altas Energias, permitindo que eles vivenciem um pouco as atividades envolvidas nessa área de pesquisa, esclarecendo inclusive sobre os absurdos que se lê, ou observa, sobre o CERN, tais como no livro “Anjos e Demônios” de Dan Brown, ou mesmo nas alegações do “Fim do Mundo” feitas na imprensa, ou na internet, sobre o LHC. TODOS são muito bem vindos a participar!
Instituição de Fomento: FAPERJ
Palavras-chave: divulgação científica, Física de Altas Energias, CERN.