61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÈS DA QUÌMICA PARA ALUNOS DE 1° ANO DE ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARINTINS.
André Henrique Araújo Reis 1
Manuel Díaz Velázquez 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:

“A preservação do meio ambiente é a principal bandeira que hoje se levanta para que o planeta sobreviva as grandes agressões que vem sofrendo com a ação do homem, as grandes contaminações ”químicas” nos deixam em alerta, também na Amazônia, que é um dos lugares onde “ainda” o verde e animais prevalecem, e que em muitos lugares não existem mais, por isso tem que se preservar”. A preservação do médio ambiente só poderá ser possível a través da Educação Ambiental. A Educação Ambiental, segundo Guimarães, revela que a essência é a possibilidade de aquisição de valores, hábitos e conhecimentos que levem a um processo de transformação com a participação do cidadão, (GUIMARES, 2003). A educação ambiental deve estar orientada á formação da personalidade do aluno, com vista á resolução de problemas locais, a qual deve enfocar-se a partir de um marco conceptual básico e um sistema de ações que serviram para o cumprimento do objetivo do ano. Predominam geralmente a descontextualização das ações educativas, não baseadas em diagnósticos educativos nem problemas locais, as ações se concentram em aspetos basicamente naturais recusando a responsabilidade do homem, existindo débil relação, médio ambiente-desenvolvimento. É fácil compreender que a Educação ambiental deve ter uma visão diferente dirigida a revisar as concepções humanas em relação com o médio ambiente desde a ética e o científico para alcançar a verdadeira dimensão da realidade, tal como refere M. Novo (citado por Mc Pherson, 2004), quando expressa que se deve educar para uma nova forma operativa entre a realidade e o médio ambiente (MC PHERSON, 2004). Construir práticas inovadoras de pesquisa em educação ambiental significa contribuir na construção de um campo teórico-metodológico necessário para o desenvolvimento e consolidação da educação ambiental como instrumento de produção e apropriação social e democrática dos conhecimentos na construção de uma sociedade mais justa e democrática (FREITAS DE CAMPOS, 2006).

METODOLOGIA:

Universo: oitenta (80) alunos da 1° série de ensino médio de uma escola de Parintins. Amostra: vinte (20) alunos e um professor. A seleção da mostra foi feita na escola estadual “SENADOR ÁLVARO MAIA” de Ensino Médio do Município de Parintins. Além dos métodos teóricos de investigação, aplicaram-se métodos práticos tais como: enquête aos alunos e questionário ao professor, que ministra a disciplina Química a esses alunos, os resultados foram analisados e processados pelo cruzamento das informações ou triangulação (SIERRA, 2000).

 

RESULTADOS:

Através da triangulação se constatou que, a pesar dos alunos e do professor possuírem alguns conhecimentos sobre Educação Ambiental, como o conceito de meio ambiente, substâncias poluentes, principais contaminantes do Brasil, assim como os principais problemas globais. Não existe na disciplina Química da escola um sistema organizado de ações (atividades) para desenvolver harmonicamente a Educação Ambiental na 1° série de ensino médio, pelo qual se propõe uma estratégia tendo em conta o marco teórico e principalmente os trabalhos citados anteriormente de Guaimares, Mc Pherson, Freitas de Campos e na área da disciplina Química os trabalhos de Jrupalov, citado por Lescay (LESCAY, 1994), Pereira (PEREIRA, 1999) e mais recentemente Roseli (ROSELI, 2006). Propõe-se para esta pesquisa a definição de estratégia de Mc Pherson por possuir maior significação pedagógica. Segundo a qual a estratégia é um sistema de ações de direção para alcançar um objetivo de largo alcance (Mc PHERSON, 2004).

 

CONCLUSÃO:

Através da triangulação dos resultados obtidos pela aplicação da enquête aos alunos e questionário á professora de Química da escola estadual “Senador Álvaro Maia” de Ensino Médio do Município de Parintins se constatou que a pesar que os alunos e professor tenham algum conhecimento sobre Educação Ambiental, como o conceito de médio ambiente, substâncias poluentes, principais contaminantes de Parintins, assim como os principais problemas globais, não existem na disciplina Química da escola um sistema organizado de ações (atividades) para desenvolver harmonicamente a Educação Ambiental na 1° série de ensino médio, pelo qual se propõe uma estratégia tendo em conta o marco teórico e os resultados do diagnóstico. Se realizar uma analise profundo sobre o estado da arte o que permitiu justificar teoricamente o trabalho de investigação e elaborar o fundamento teórico, o qual pode ser um documento de grande importância para consultas para os professores que ministram a disciplina Química e desejam desenvolver a Educação Ambiental através da disciplina.  Propõe-se uma Estratégia de Educação Ambiental Através da Química para Alunos de 1° Ano do Ensino Médio das Escolas Públicas de Parintins, tendo em conta o marco teórico conceptual obtido da analise bibliográfico assim como o diagnóstico da situação ambiental e dirigida à resolução de problemas locais, a aplicação da estratégia vai dar a possibilidade de aquisição de valores, hábitos e conhecimentos que levem a um processo de transformação com a participação do cidadão.

 

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Educação Ambiental, Estratégia, Ensino médio..