61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
CULTURA ESPORTIVA DO FUTEBOL: A RELAÇÃO ESTABELECIDA COM A CATEGORIA TRABALHO
Geovanna Caroline Zanini Dutra 1
Vinicius de Moraes Brasil 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
O presente estudo tem por objetivo verificar a relação da cultura esportiva do futebol mais especificamente no Brasil, com a categoria trabalho, a fim de verificar suas conseqüências no que tange esta pratica esportiva. É necessário que se incentive o estudo sobre estas mudanças históricas do mundo do trabalho confrontando com o campo de conhecimento e atuação do esporte, principalmente de alto nível, o qual serve de modelo para a sociedade atual. Se tratando de um universo desconhecido, é preciso que se tenha clareza desta realidade, para que desta forma possamos ter olhares críticos a mesma.
METODOLOGIA:
A pesquisa se caracterizou como sendo de natureza Crítico Dialética, onde se faz uma verificação de referenciais bibliográficos e midiáticos que explorem as relações do esporte futebol e do trabalho.
RESULTADOS:
O trabalho já teve e tem hoje diversos significados, um deles é a relação de troca de mão de obra por capital, o qual se aplica ao esporte de alto nível, que é tido na sociedade brasileira como forma de ascensão social, atingindo principalmente a classe menos favorecida, que vê no esporte a única alternativa para sair da miséria. As transformações no esporte acompanharam e acompanham as grandes transformações históricas da humanidade, tais como, o aumento do tempo livre da classe trabalhadora, a diminuição de possibilidades de acesso ao lazer por parte da população, as manipulações político-ideológicas das grandes potências, a alienação provocada pelo processo de descomprometimento da população através da massificação da prática esportiva, e sem dúvida, a política neoliberal e o mundo globalizado. O esporte de alto rendimento, que é imediatamente transformado em mercadoria, tende a assumir as características dos empreendimentos do setor produtivo ou de prestação de serviços, ou seja, empreendimentos com fins lucrativos, com proprietários e vendedores da força de trabalho, submetidos às leis do mercado.
CONCLUSÃO:
É o esporte de alto rendimento que em linhas gerais ainda fornece o modelo de atividade para grande parte do esporte enquanto atividade de lazer, e é ele também que recruta cada vez menos parte de seu contingente de praticantes (trabalhadores) nesta manifestação e no esporte escolar, este propiciando ainda, a socialização para o consumo do mesmo. Mas o que se expõem nesta pesquisa é a verdadeira imagem do esporte de alto rendimento, a qual se refere a um universo que é escondido pela mídia, onde o sonho do reconhecimento, da fama, do ser herói é a exceção, e a miséria, a frustração, a tristeza, é a regra.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: cultura esportiva do futebol , categoria trabalho, capitalismo.