61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
MELHORAMENTO PARTICIPATIVO DA PUPUNHA: SELEÇÃO DE MATRIZES VISANDO A PRODUÇÃO DE FRUTOS NO MUNICÍPIO DE COARI, AMAZONAS
MARCICLEIDE LIMA DO ESPÍRITO SANTO 1
ELINILCIA RIBEIRO DE ALMEIDA 2
WANDERS B. CHAVES FLORES 2
JAIME PAIVA LOPES AGUIAR 3
KAORU YUYAMA 3
CHARLES ROLAND CLEMENT 3
1. Instituto de Ciências Biológicas, Laboratório de Evolução Aplicada/UFAM
2. Instituto de Saúde e Biotecnologia/UFAM
3. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA
INTRODUÇÃO:
O melhoramento participativo de plantas envolve a participação do produtor em alguma ou em todas as etapas do desenvolvimento de novos cultivares. A primeira etapa do melhoramento é a seleção das matrizes que serão utilizadas para obtenção de progênies. A pupunha (Bactris gasipaes Kunth) não possui cultivares melhoradas voltadas para a produção de frutos apesar de ser uma espécie doméstica. O município de Coari, Amazonas, é hoje o principal fornecedor de frutos de pupunha para Manaus, mas os frutos comercializados são altamente variáveis, o que diminui seu valor de mercado. O objetivo deste trabalho foi selecionar matrizes de pupunheira com base em caracteres morfológicos, com auxilio dos produtores rurais de Coari, como primeiro passo de um programa de melhoramento genético participativo para a produção de frutos de pupunha.
METODOLOGIA:
Foram visitadas propriedade rurais no município de Coari nas seguintes localidades: Estrada Coari-Itapéua, Estrada Coari-Mamiá, Lago do Mamiá, Lago de Coari e Alto Solimões. Os produtores identificaram em suas propriedades as melhores pupunheiras com frutos vermelhos e oleosos. As plantas e frutos foram caracterizados morfologicamente quanto a altura da planta, presença de espinhos, cor do fruto, tamanho e formato dos frutos, e analisado o teor de óleo em 100 mg de polpa seca dos frutos. Os critérios considerados para a seleção das matrizes foram os seguintes: teor de lipídios, presença de espinhos e tamanho dos frutos, nesta ordem.
RESULTADOS:
Para a seleção das plantas houve a participação de 19 produtores rurais que identificaram um total de 38 pupunheiras (fruto vermelho/oleoso), sendo 11 classificadas como oleosas e as demais semi-oleosas. A partir da caracterização morfológica das plantas selecionadas verificou-se que: a altura varia conforme a idade do plantio (2 m a 14 m de altura); a presença de espinhos variou de muitos (5%) a quase sem espinhos (13%), com a maioria (78%) intermédio; o tamanho variou muito, com comprimento entre 3,6 cm e 5,4 cm, e largura entre 2,8 cm e 4,7 cm, bem como a forma (amigdalóides, cordiformes e elipticos); o teor de óleo na polpa variou entre 3,01% e 54,92%, com baixa coincidência entre o teor de óleo e a identificação como oleosa pelos produtores. Todas as plantas identificadas pelos produtores serão também submetidas à análise genética com marcador AFLP para determinação da divergência genética.
CONCLUSÃO:
Com base na caracterização morfológica das plantas e frutos foram selecionadas oito plantas, que serão utilizadas como matrizes para obtenção de sementes visando ensaios de progênies nas propriedades dos produtores participantes.
Instituição de Fomento: FAPEAM/CNPq
Palavras-chave: Bactris gasipaes, Coari, Frutos de pupunha.