61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
A CONTRIBUIÇÃO CULTURAL E ECONÔMICA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA PARA O MUNICÍPIO DE PARINTINS
Ana Caroline Albuquerque Soares 1
Amecy Gonçalves Bentes de Souza 1
Antônio Picanço Fonseca 1
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA
INTRODUÇÃO:

A junção de todos os traços culturais encontrados no município de Parintins chama-se cultura parintinense. A identidade cultural de um povo está diretamente ligada à memória coletiva deixada por seus antepassados.  No município de Parintins, Estado do Amazonas, isso não é diferente, e um dos agentes fundamentais para a construção da realidade social foram os imigrantes japoneses, que ao instalarem-se no município envolveram-se em um processo de socialização, implicando à região significativas transformações.

 Sendo assim, propôs-se com esta pesquisa analisar numa perspectiva etno-histórica a relevância da imigração japonesa para o município de Parintins, assim como as suas respectivas contribuições culturais e econômicas.

 

METODOLOGIA:

A pesquisa realizou-se na cidade de Parintins e na Comunidade de Vila Amazônia com descendentes de japoneses, moradores da comunidade e pessoas que possuem conhecimento a respeito da temática.

Como procedimento inicial do estudo realizou-se a pesquisa bibliográfica; em seguida efetivou-se a pesquisa de campo.  Na pesquisa de campo utilizou-se como método de abordagem o método Indutivo e o Dialético. Como procedimento técnico empregou-se o método Histórico. As técnicas de pesquisa adotadas neste estudo foram à aplicação de formulários e a entrevista não-estruturada.

RESULTADOS:

Após a análise dos dados percebeu-se que as contribuições culturais da imigração japonesa para o município de Parintins são menos evidentes que as contribuições econômicas, contudo não menos importantes. Todavia, Benchimol (1999) enfatiza que os imigrantes japoneses são elementos importantes para a diversidade cultural amazônica.

Quanto às contribuições econômicas detectou-se que estas são mais evidentes que as culturais, pois trouxeram um desenvolvimento substancial ao município em vários setores como: transporte, comércio, saúde, dentre outros. De acordo com Kawada (1995) “os imigrantes japoneses contribuíram para o desenvolvimento econômico do Estado”, pois com a introdução da juta no município de Parintins, a região conheceu uma nova fonte de riqueza.

 

CONCLUSÃO:

A pesquisa objetivava analisar as contribuições culturais e econômicas da imigração japonesa para o município de Parintins, já que estes imigrantes são elementos importantes na formação social, cultural e econômica da região amazônica. Partindo desse pressuposto e com base nos dados coletados na pesquisa confirmou-se a relevância das contribuições nipônicas, tanto na área cultural como no setor econômico.

Assim, concluiu-se que a história da imigração japonesa no município de Parintins é de extrema relevância para tal sociedade, pois estes imigrantes ajudaram na construção da realidade social do povo de Parintins.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM
Palavras-chave: Cultura, Economia, Japoneses.