61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
  ESCOLA E FAMÍLIA - UMA PARCERIA NECESSÁRIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE RISCO
Auristela Brasil Brito 1
Mara Regina Kossoski Felix Rezende 1
1. Faculdade Salesiana Dom Bosco. Manaus-AM - Brasil.
INTRODUÇÃO:

 

 Dificuldade de aprendizagem leva-nos a reflexões dessa questão como profissionais da educação, uma vez que este assunto tornou-se de grande preocupação para os educadores de todos os países. Por isso, o propósito deste trabalho é descrever de forma sucinta como os alunos estão desenvolvendo suas habilidades de leitura, letramento e comportamento social. Procuramos analisar a aprendizagem e intervir de acordo com as divergências dos variados teóricos e suas correntes de estudo. Para tal, devemos conhecer e entender quais são dificuldades de aprendizagem e suas principais causas, uma vez que, o ato de ler e escrever vai além da ação de unir letras. Sabemos que o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre pela relação com o mundo físico, espiritual e social, durante o qual ela não só compreende as idéias apresentadas num texto, mas também as interpreta e avalia. Ao observarmos as dificuldades encontradas pelos professores em salas de aula, decidimos intervir através de um trabalho que envolvesse atenção educacional, orientação e atendimento psicopedagógico preventivo para as crianças que vivem em ambiente de risco no bairro Jorge Teixeira – Zona Leste II de Manaus, por meio de uma ação abrangente na escola, envolvendo a família. Trabalhamos com atividades de informação e formação de pais e/ou responsáveis como também as crianças do 3º ano do 1º ciclo da turma “D” do turno matutino.

METODOLOGIA:

 

A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva Dialética que procura ajudar a esclarecer e alcançar a realidade. Procuramos lançar mão da abordagem qualitativa porque mostra que os conhecimentos dependem do contexto sócio-cultural e social em que os indivíduos estão inseridos. É um tipo de pesquisa que estuda a cultura e a sociedade conjuntamente. Assim como, utilizamos também a abordagem quantitativa por ser um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas. Normalmente implica a construção de inquéritos por questionário onde são contatadas muitas pessoas. Por isso a pesquisa em educação deve envolver uma preocupação em pensar o ensino e a aprendizagem dentro de um contexto social amplo, cuja coleta de dados não admite visões isoladas, pois ela se desenvolve em interação dinâmica, reformulando-se constantemente. Delimitamos esse trabalho em virtude da impossibilidade de abranger as quatro séries iniciais. Por isso, como citamos acima no relatório, selecionamos o 3º ano do 1º ciclo, turma “D” com 35 alunos, seus respectivos pais ou responsáveis e as 13 professoras do turno matutino. Por isso, esses procedimentos foram de vital importância para descobrir que fatores influenciam e determinam a dificuldade de aprendizagem das crianças que vivem em ambiente de risco e estão cursando as séries iniciais do Ensino Fundamental, e assim, intervir para que possam alcançar o mais alto desempenho de aprendizagem e comportamento por meio de uma ação abrangente na escola, envolvendo a família, pais, alunos e professores no processo ensino/aprendizagem.

RESULTADOS:

 

            Após a realização do estudo de caso dos alunos da série pesquisada. Detectamos que, dos 32 alunos, apenas 6 (19%) desenvolviam as habilidades da leitura e letramento, 11 (34%) somente escreviam e 15 (47%)  apresentavam muitas dificuldades de aprendizagem tanto na leitura  e letramento como também de relacionamento social. Com essa visão, apresentamos abaixo o gráfico comparativo de dois momentos da pesquisa. Durante o período de atendimento Psicopedagógico, verificamos que a educação psicomotora requer uma formação de base indispensável ao ser humano nos primeiros anos de vida, seja em qualquer situação. Assegurando-lhe o desenvolvimento funcional e biológico, ajudando em sua afetividade e equilíbrio através do intercâmbio com o ambiente em que a criança está inserida. Ao vivenciarmos as dificuldades das crianças que apresentavam dificuldades na aprendizagem. Concluímos que não foram exercitadas com atividades envolvendo a Psicomotricidade em sala de aula, isto é, nas primeiras séries da Educação Infantil. Assim, como também, não seguiram o processo natural do desenvolvimento após o nascimento, ou seja, arrastar engatinhar.

 

CONCLUSÃO:

                                                                                                                                                  

Pensando na situação presente da educação de nosso País, particularmente a da escola pública, trabalhar a orientação e prevenção com a interação entre família e escola através de atendimento terapêutico e psicopedagogico foi válido pois, sentimos que houve uma melhora significativa na aprendizagem dos alunos. Os conflitos que existiam entre alunos e pais reduziram. É claro que a avaliação deste trabalho foi processual, uma vez que só alcançaremos um resultado duradouro se a direção continuar com a proposta do projeto e interagir escola-família-alunos, abrindo assim, horizontes mais amplos e prometedores quanto à aprendizagem do corpo discente.

 

Palavras-chave: Escola e família, Dificuldade de aprendizagem, Crianças.