61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
ESCOLA E UNIVERSIDADE: PARCERIA PARA A VALORIZAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES
Renata Gomes Camargo 1, 2
Carla Beatriz Kunzler Hosda 1, 3
Cláucia Honnef 1, 2
Letícia Fleig Dal Forno 1, 4
Tatiane Negrini 1, 4
Soraia Napoleão Freitas 1, 5
1. UFSM
2. Acadêmica do Curso de Graduação em Educação Especial
3. Acadêmica do Curso de Graduação em Pedagogia
4. Mestranda em Educação
5. Profª Drª do Departamento de Educação Especial
INTRODUÇÃO:

Quando pensamos na área da educação formal, temos que refletir sobre a complexidade e multidimensionalidade que esta compreende. Neste contexto podemos encontrar muitas especificidades potenciais nos estudantes, em especial os alunos que têm características de altas habilidades, que segundo Gardner (2000) são pessoas com potenciais elevados em áreas de conhecimento distintas. Tendo em mente a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, percebemos uma preocupação em identificá-los, para assim oferecer a estes um atendimento educacional adequado às suas necessidades e características, para que seu potencial não seja desvalorizado por uma apreciação não adequada deste. As preocupações citadas anteriormente impulsionaram o trabalho que foi desenvolvido no ano de 2008, pelo projeto de pesquisa “Da identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades”, que faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social -GPESP-, sendo que este projeto é desenvolvido por acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria, em parceria com o Instituto Estadual Padre Caetano, na cidade de Santa Maria-RS.

 

METODOLOGIA:

Apesar de nos restringirmos a uma temática bem definida, a área das altas habilidades, temos que considerar sua abrangência, a qual exige uma proposta de métodos de trabalho, que contemple com êxito todas as peculiaridades que encontramos na atuação de identificação de alunos com características de altas habilidades. Assim, em um primeiro momento, a comunidade envolvida no processo de identificação, mais especificamente, os professores das turmas nas quais aconteceu a identificação, foi preparada através de leituras discutidas, palestras de conscientização e esclarecimento sobre a temática das altas habilidades. Posterior a isto, com a finalidade de identificar os alunos com características de altas habilidades nas salas de aula, foi disponibilizado aos professores um guia para observação que contempla características, traços, atributos gerais, além de algumas noções específicas a respeito da capacidade e produção em uma ou várias áreas destes alunos, proposto por Guenther (2000). Partindo disto, em um segundo momento, com o propósito de levantar dados significativos sobre a história de vida escolar dos alunos previamente indicados pelos professores, realizou-se entrevistas semi-estruturadas, com os professores das séries atuais e anteriores destes alunos.

RESULTADOS:

São muitas as motivações que nos levaram a desenvolver o processo de identificação na escola já mencionada, dentre outras, a parceria que temos com a escola. Esta parceria se dá por ocuparmos, semanalmente, a sala de recursos multifuncional para as altas habilidades, disponibilizada pela escola ao nosso grupo para desenvolvemos o projeto de enriquecimento escolar, o Programa de Incentivo ao Talento, também realizado por membros do GPESP, no qual é oferecido aos alunos identificados com características de altas habilidades, um atendimento diferenciado. Entre os resultados obtidos pela referida pesquisa no ano de 2008, pode-se destacar que a instituição estadual indicou inicialmente 52 alunos e, deste total, 15 alunos foram confirmados com as mais diversas características de altas habilidades, através da análise feita pela equipe do projeto, dos guias preenchidos pelos professores. No presente ano, cumpriremos também com a parte de orientação destes alunos identificados, com os quais mantemos contato durante as férias escolares, para que assim que inicie o programa de enriquecimento escolar estes possam estar participando.

 

CONCLUSÃO:

Os discursos no âmbito da educação especial, cada vez mais vem ganhando seu espaço e alimentando discussões, que voltam-se para a percepção da diversidade que encontramos nos alunos que são os sujeitos da nossa ação profissional. Porém entendemos que não basta voltar nossos olhares para esta qualidade, mas sim pensar em propostas educacionais que estejam preocupadas em valorizar e desenvolver aquilo que cada um pode oferecer na sua particularidade. Acreditamos que por meio das ações do projeto de pesquisa mencionado, estamos trabalhando pela promoção de ideais, pois identificando estes alunos, proporcionamos à escola uma melhor visualização destes, para que conseqüentemente possam atender cada vez mais as suas necessidades. A parceria que firmamos com a escola em questão, mostrou-se muito eficaz, na perspectiva que conseguimos desempenhar com êxito nossas propostas, atendemos os anseios da escola, tanto que renovamos nossa ação conjunta para o ano de 2009.

Instituição de Fomento: Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: escola, universidade, altas habilidades.