61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
DESCRIÇÃO DE TRÊS ESPÉCIES NOVAS DE PLANINASUS CRESSON (DIPTERA, PERISCELIDIDAE, STENOMICRINAE) DO BRASIL E PRIMEIRO REGISTRO DO GÊNERO PARA AMAZÔNIA BRASILEIRA.
Geovânia Freitas da Silva 1
Rosaly Ale-rocha 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA
INTRODUÇÃO:
Periscelididae é uma família pequena da ordem Diptera (Insecta) cujos representantes ocorrem na Europa e América. Compreende atualmente doze gêneros. A família é dividida em 2 subfamílias: Periscelidinae com seis gêneros (Diopsosoma Malloch, Neoscutops Malloch, Marbenia Malloch, Periscelis Loew, Parascutops Mathis & Papp e Scutops Coquillett) e Stenomicrinae (Cyamops Melander, Planinasus Cresson, Stenomicra Coquillett, Podocera Papp, Stenocyamops Papp e Procyamops Hoffeins & Rung). A subfamília Stenomicrinae é composta por gêneros que foram classificados anteriormente em Aulacigastridae. Cresson (1914) criou o gênero Planinasus, tendo como espécie-tipo Planinasus ambiguus, na família Ephydridae. Malloch (1934) descreveu um novo gênero para a família Periscelididae, Schizochaeta, espécie tipo S. shannoni. Hennig (1969), sinonimizou o gênero Schizochaeta como Planinasus, colocou o gênero na família Aulacigastridae e descreveu uma nova espécie P. venezuelensis. McAlpine (1983) transferiu o gênero Planinasus de Aulacigastridae para o Periscelididae. Até o momento eram conhecidas quatro espécies para Planinasus: P. ambiguus Cresson, 1914, P. shannoni (Malloch, 1934), P. venezuelensis Hennig, 1969, P. electrus Grimaldi & Mathis, 1993. Os trabalhos sobre o gênero Planinasus são da Região Neártica e Neotropical, mas não se tinha nenhum registro para o Brasil.
METODOLOGIA:
Foi estudado material da coleção de invertebrado do INPA, Coleção Zoológica do Maranhão e Museu Paraense Emílio Goeldi. O material foi identificado e montado em alfinete entomológico. A terminália foi removida do abdome, tratada com ácido lático a quente e colocada em microtubo contendo glicerina. As asas foram ilustradas depois de removidas do corpo e montadas entre lamínulas coladas a um pedaço de cartolina. Os microtubos e as lamínulas foram presos ao alfinetes do espécime correspondente.
RESULTADOS:
Três novas espécies de Planinasus foram encontradas sp.n. 01, sp.n. 02 e sp.n. 03. As novas espécies são diagnosticada de acordo com a seguinte combinação de caracteres: Planinasus sp.n. 01 – Fronte marrom e face amarela brilhante; antena marrom com o flagelo bicolor, a parte basal amarelo claro e apical marrom-escuro. Perna anterior: coxas amarelas, marrons na parte basal; trocânter amarelo; fêmur amarelo com um anel branco na parte preapical e um anel marrom na parte apical; tíbia marrom-escura; tarsos amarelos, apenas 4 -5 marrom-escuros. Planinasus sp.n. 02 - Fronte marrom; face marrom com um faixa amarela-clara com pruinosidade dourada densa começando no meio da área parafacial e terminando no prelabro; antena marrom; pernas coxas, trocanteres amarelos; fêmur amarelo, marrom na parte apical; tíbias marrom-escuras; tarsos amarelos, apenas 4 e 5 marrons. Planinasus sp.n. 03 - Fronte marrom-escura com pruína dourada; face marrom, parte inferior com densa pruína prateada; antena marrom, apenas o pedicelo amarelo com uma macha marrom na parte dorsal; perna anterior: coxa e trocanter amarelos; fêmur marrom na parte basal amarelo; tíbia marrom, parte apical amarela; tarsos marrom-claros com 1˚ tarsomeros dilatados.
CONCLUSÃO:
Esse foi o primeiro registro do gênero Planinasus para o Brasil, pois as espécies conhecidas até então, P. ambiguus, P. shannoni e P. venezuelensis são da Costa Rica, Peru e Venezuela respectivamente, e a espécie P. electrus, é um fóssil encontrado na Republica Dominicana do período Oligoceno/Mioceno. A espécie 01 tem sua distribuição geográfica no Maranhão, a espécie 02 foi encontrada no Amazonas e Maranhão e a espécie 03 foi encontrada no Amazonas, Maranhão e Pará. O gênero que possuía apenas quatro espécies fica agora com sete espécies e tem seu primeiro registro para o Brasil.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Periscelididae, Planinasus, Taxomonia.