61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
AVALIAÇÃO DE ESCOLARES PRÉ-IDENTIFICADOS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO NA FAIXA ETÁRIA DE 9 A 10 ANOS.
ÁTILA Castro Paiva 1
LUCIO Fernandes Ferreira 1
1. Centro Universitario Nilton Lins
INTRODUÇÃO:
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma condição, encontrada principalmente em crianças, que se caracteriza por falta de coordenação motora que interfere em suas atividades diárias e em suas realizações escolares. Esse transtorno não deve ser causado por problema neurológico identificável. isto é, a criança não deve ter algum distúrbio no tônus muscular (ataxia ou espasmos), perda sensorial ou movimentos involuntários. Nesse sentido, ao ingressar no ambiente escolar as crianças devem possuir um repertório de habilidades motoras capaz de auxiliá-las a lidar com as crescentes exigências desse ambiente. No entanto, algumas crianças em idade escolar não possuem o esperado domínio de suas habilidades motoras básicas e passam a ter um desempenho muito abaixo do nível esperado para sua idade. De acordo com SUGDEN (1984) entre 5 a 10% de crianças nos quatro primeiros anos escolares, apresentam transtorno do desenvolvimento da coordenação. Estas crianças podem apresentar transtorno motor em uma, duas ou ainda nas três classes de habilidades motoras. Este trabalho tem por objetivo avaliar a coordenação motora de crianças escolares na faixa etária de 9 a 10 anos de idade, previamente identificadas com transtorno no desenvolvimento da coordenação (TDC).
METODOLOGIA:
A amostra é composta de 135 crianças, sendo 60 meninas e 75 meninos, na faixa etária de 9 a 10 anos de idade. A coleta de foi realizada em quatro escolas da rede publica municipal da cidade de Manaus. O instrumento utilizado para a coleta foi o Teste de Coordenação Motora KTK – Koperkoordination test fur Kinder – (Schilling & Kiphard, 1974) que é composto de quatro tarefas: trave de equilíbrio (EQ); saltos monopedais (SM); saltos laterais (SL); e transferências sobre plataformas (TP).
RESULTADOS:
O presente estudo encontra-se na fase de análise dos dados que é realizada por meio da transformação dos valores brutos obtidos em valores de quociente motor (QM) conforme orientações do manual do Teste.
CONCLUSÃO:

1.    Caso haja a confirmação de crianças com transtorno motor, os mesmos serão encaminhados a um programa de intervenção.

Instituição de Fomento: Centro Universitario Nilton Lins
Palavras-chave: Transtorno no Desenvolvimento da Coordenação, Teste KTK, Avaliação Motora.