61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
AVALIAÇÃO DE ESCOLARES PRÉ-IDENTIFICADOS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO NA FAIXA ETÁRIA DE 9 A 10 ANOS. |
ÁTILA Castro Paiva 1 LUCIO Fernandes Ferreira 1 |
1. Centro Universitario Nilton Lins |
INTRODUÇÃO: |
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma condição, encontrada principalmente em crianças, que se caracteriza por falta de coordenação motora que interfere em suas atividades diárias e em suas realizações escolares. Esse transtorno não deve ser causado por problema neurológico identificável. isto é, a criança não deve ter algum distúrbio no tônus muscular (ataxia ou espasmos), perda sensorial ou movimentos involuntários. Nesse sentido, ao ingressar no ambiente escolar as crianças devem possuir um repertório de habilidades motoras capaz de auxiliá-las a lidar com as crescentes exigências desse ambiente. No entanto, algumas crianças em idade escolar não possuem o esperado domínio de suas habilidades motoras básicas e passam a ter um desempenho muito abaixo do nível esperado para sua idade. De acordo com SUGDEN (1984) entre |
METODOLOGIA: |
A amostra é composta de 135 crianças, sendo 60 meninas e 75 meninos, na faixa etária de |
RESULTADOS: |
O presente estudo encontra-se na fase de análise dos dados que é realizada por meio da transformação dos valores brutos obtidos em valores de quociente motor (QM) conforme orientações do manual do Teste. |
CONCLUSÃO: |
1. Caso haja a confirmação de crianças com transtorno motor, os mesmos serão encaminhados a um programa de intervenção. |
Instituição de Fomento: Centro Universitario Nilton Lins |
Palavras-chave: Transtorno no Desenvolvimento da Coordenação, Teste KTK, Avaliação Motora. |