61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ESTIMATIVA DOS ÍNDICES DE SECA E SEUS EFEITOS SOBRE A PRODUÇÃO (Safrinha Milho e Sorgo) NO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO
Simone Marques Faria 1
Hildeu Ferreira da Assunção 2
1. Graduanda em Geografia – Universidade Federal de Goiás (UFG)
2. Professor Dr. Do departamento de Geografia UFG - Orientador
INTRODUÇÃO:
Um dos fenômenos climáticos, economicamente importante e possível de ser determinado, é a seca, porém um problema básico para este evento é a falta de uma definição explícita, porque esta pode ser considerada sob diferentes aspectos (DRACUP et al., 1980). A seca agrícola é definida como um déficit de umidade no solo coincidente com as fases de desenvolvimento vegetativo e reprodutivo de uma cultura. A deficiência hídrica pode levar a planta a uma diminuição considerável na produção, mesmo em cultivares de excelente potencial genético. Condições hídricas perfeitas são raras e a deficiência hídrica é, em geral, mais uma regra do que uma exceção devido à vulnerabilidade do setor agrícola para com a variabilidade climática (WHEATON et al., 1992), uma seca intensa pode ter um impacto econômico muito relevante, principalmente nas regiões produtoras de grãos, como é o caso de Jataí - GO. De acordo com o calendário agrícola do Estado de Goiás, as atividades concentram-se entre novembro e março quando ocorrem de 80 a 90% das chuvas cerca de 1600 mm ano-¹ (ESPINOZA et al, 1982). Embora este total seja considerado suficiente para a maioria das culturas, a distribuição irregular das chuvas é inevitável. Diante do fato de que Jataí - GO esta contido em uma região de fronteira, levando em conta que a seca pode afetar a cadeia de produção fez se necessário o estudo da freqüência e constância deste fenômeno para o município.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi desenvolvido para o município de Jataí, localizado no Sudoeste do Estado de Goiás, entre os paralelos 17°16'13’’S a 18°32' 05’’S e os meridianos 51°09’ 01' W a 52°18’10’’ W, com altitude variando de 500 a 1000 m, com temperatura média de 22,2° C. Para determinação dos índices de seca, foi utilizada a série climatológica mensal de precipitação (P), temperatura (T), umidade (UR) e insolação (n) de Jataí-GO, do período de 1980 a 2006, fornecida pela Estação Climatológica principal de Jataí (INMET/10º DISME/CAJ/UFG). O índice de seca padronizado (SDI) mensal foi calculado, levando-se em conta a precipitação mensal do corrente ano (P), a precipitação média mensal ( ) e o desvio padrão da precipitação mensal ( ) da série pluviométrica climatológica, (VICENTE-SERRANO e CUADRAT-PRATS, 2006). Para a contabilidade hidrológica: a computação dos índices Z e PDSI começam com o balanço hídrico climatológico, estimada pela equação de Makkink (PEREIRA et al., 1997), baseados no método de Palmer (1965), feito mês a mês durante os 26 anos considerados. Para isso foi utilizado uma planilha eletrônica para proceder ao método computacional.
RESULTADOS:

Os resultados da análise mostraram que, em 26 anos de dados, ocorreram de forma aleatória 9 anos com períodos secos, 11 anos com períodos normais e 6 anos com períodos úmidos, destacando-se os períodos de 1982 a 1984, como sendo os mais longo em condições de alta umidade, alternado pelo ano de 1985 com o período de seca mais intensa da série (seca extrema). Para as culturas do milho e sorgo foi possível verificar os efeitos dos índices de seca sobre seu rendimento, durante o mês de abril, uma vez que, neste período estas culturas estão em suas fases críticas. Observa-se que os índices SDI e Z apresentaram tendências mais acentuadas em relação à produtividade. As correlações positivas indicam um aumento no rendimento com o aumento da umidade no solo. Embora os índices Z e PDSI sejam obtidos usando os mesmos dados, seus valores mensais são um pouco diferente. O índice Z não è afetada pelas condições de umidade no mês anterior, então os valores do índice Z podem variar dramaticamente de mês a mês. Por outro lado, o PDSI varia mais vagarosamente porque as condições anteriores por 2/3 de seu valor.

CONCLUSÃO:

Após a análise dos dados foi possível chegar às seguintes conclusões:

·      Através das avaliações, feitas por análise de regressão linear, os índices de seca SDI e Z de Palmer mostraram-se mais adequados estatisticamente para quantificar a seca agrícola, principalmente em períodos críticos, ou melhor, em períodos de floração dos cultivos.

·      Os índices de seca SDI e Z são ferramentas úteis que podem ser usadas para desenvolver um sistema de alerta antecipada da seca (Lohani et al., 1998); calcular a probabilidade de ocorrência da seca (Alley, 1984); prestar auxílio às vítimas da seca; avaliar perigo de incêndio em floresta; predizer rendimento de colheita (Doorenbos e Kassam, 1994; Kumar e Panu, 1997); examinar as características espaciais e temporais, o grau de severidade da seca; bem como fazer comparações entre diferentes regiões (Alley, 1984; Kumar e Panu, 1997).

Instituição de Fomento: PRPPG / FUNAPE
Palavras-chave: Balanço Hídrico, , Calendário Agrícola,, Análise de Regressão..