61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA POR FAIXA ETÁRIA NAS REGIÕES BRASILEIRAS EM 2007 ATRAVÉS DO COEFICIENTE DE LOCALIZAÇÃO (CL) E QUOCIENTE LOCACIONAL (QL)
Magali Alves de Andrade 1
Andersonn Souza Gonçalves 2
Thiago de Souza Oliveira 2
1. Universidade Federal da Bahia
2. Universidade Federal de Sergipe
INTRODUÇÃO:
O objetivo desse trabalho é analisar a faixa etária das pessoas ocupadas e sua distribuição nas regiões brasileiras no ano de 2007. Muitos trabalhos foram feitos a partir do método que será utilizado neste trabalho, para analisar a distribuição regional do setor econômico mais importante no país. Para entender como as atividades econômicas são distribuídas no território brasileiro. O método de análise regional como forma de entender a distribuição da economia e quais os principais pontos de especialização, como Haddad (1989) mostra alguns indicadores de análise regional, neste trabalho serão utilizados 2 indicadores: Quociente Locacional (QL) e Coeficiente de Localização (CL). Onde o primeiro informa quão importante é determinada região em um determinado setor da economia em relação ao todo. Já o segundo ao invés de preocupar-se com o setor, esse indicador foca sua análise na região, assim determinando o nível de concentração de cada região em todos os setores. Essa análise se faz importante, porque o Brasil divide-se em 5 regiões distintas, principalmente no setor da economia, e essa diferença podem estar ligadas às atividades desenvolvidas, ao trabalho e à mão-de-obra utilizada por cada regiões, entender essas diferenças contribui na elaboração de políticas econômicas eficazes.
METODOLOGIA:
São utilizados Indicadores de Análise Regional aplicando aos dados do ano de 2007 do IBGE para pessoas de 10 anos ou mais de idade ocupadas na semana de referência em 2007. Os indicadores foram escolhidos de forma que pudessem atender as expectativas do objetivo desse trabalho. Um dos indicadores utilizados foi O Quociente Locacional (QL) que é a determinação de importância do setor i na região j. Ou seja, expressa qual a região mais importante analisando todos os setores. Seu valor, quando maior que 1, significa que essa região é mais importante em determinado setor do que no contexto nacional de todos os setores. Sua fórmula é: QLij = (Eij . E..)/( Ei. E.j). O outro Indicador utilizado foi Coeficiente de Localização (CL) que relaciona a distribuição percentual de um determinado setor entre as regiões com a distribuição de todos os setores entre as regiões. Assim, determinando o nível de concentração de cada região em todos os setores. Sua fórmula é: CLi= [Σj (|jei – je. |)]/2 e seus valores variam entre 0 e 1, próximos de 0 indicam que o setor em análise está distribuído igualmente entre as regiões. Valor próximo de 1, significa que existe uma grande diferença entre as regiões no determinado setor.
RESULTADOS:
A região sudeste é responsável por 42,9% de toda a mão-de-obra do país. Sendo a região ela a que mais gera empregos no país, talvez por ser uma região industrializada e desenvolvida. A mão-de-obra mais utilizada em todo o Brasil é a de pessoas que tenham entre 30 e 39 anos, representando 24,4%. A região em que essa tendência aparece com maior intensidade é a região Norte e Centro-oeste com 25,7% e 25,6% respectivamente. O Coeficiente Localização (CL) para as faixas etárias mostrou que a utilização de mão de obra entre 10 e 14 anos não se distribui homogeneamente, se concentrando no Norte e Nordeste. No entanto quando se trata da faixa etária de 25 a 29 anos, pouco importa onde esteja, pois é distribuída quase que de forma igualitária entre todas as Regiões. Já o Quociente Locacional (QL) mostra que o sudeste apresenta uma tendência regional de massificação da mão-de-obra a partir dos 25 até os 59 anos. No Sul a tendência está na especialização na mão-de-obra jovem, entre 10 e 19, e uma experiente de mais de 40 anos. O centro-oeste aproxima-se com o comportamento da região sudeste, sendo especializado na ocupação de pessoas entre 25 e 49 anos. No Norte poucas pessoas acima de 40 anos estão e no Nordeste pessoas entre 10 e 29 anos e acima de 60 anos estão ocupadas.
CONCLUSÃO:
Apesar da grande diferença regional dentro do país, existe uma tendência geral para um comportamento parecido entre todos. Alguns apresentam maior especialização em certas faixas etárias, mas no âmbito geral comportam-se de forma homogênea, sem grandes diferenças. A grande diferença está na massificação de utilização de certas idades, que podem ser explicadas por tendência a renovação, acompanhando o surgimento de novas tecnologias, e da necessidade de mão-de-obra especializada e experiente. É importante chamar atenção para a grande ocupação de crianças entre 10 e 14 anos no Nordeste. Isso pode significar que o governo deveria se preocupar em combater a utilização de mão-de-obra infantil, criando políticas públicas específicas para a região, observando qual a tendência e características de cada região. Investimento em educação de base e incentivos para a retirada dessas crianças e adolescentes do mercado de trabalho. Sendo assim, esse trabalho é apenas um ensaio primário da análise da utilização da mão-de-obra por faixa etária nas regiões brasileiras, podendo ser aprofundado e ampliado utilizando um maior número de indicadores disponíveis.
Palavras-chave: Desenvolvimento Regional, Indicadores de Análise Regional, Ocupação e Faixa Etária da mão-de-obra.