61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
EFEITOS DA SECA INTENSA E PROLONGADA DE 2005 SOBRE A ESTRUTURA POPULACIONAL DE UMA ESPÉCIE RESIDENTE, Acestrorhynchus falcirostris (CUVIER, 1819) (PISCES, Acestrorhynchidae) EM LAGO DE VÁRZEA NA AMAZÔNIA,.
Joseane Maciel Farias 1, 2
Maria Mercedes Bittencourt 1
Sidinéia Aparecida Amadio 1
1. INPA
2. CNPQ
INTRODUÇÃO:
O rio Solimões-Amazonas é caracterizado por oscilações periódicas. A água transborda do leito do rio e alaga as planícies marginais; denominadas de várzea, constituídas por terras de origem andina, ricas em nutrientes, consideradas de grande importância para a vida aquática. A variação sazonal do nível da água tem profundos efeitos em todos os aspectos da história de vida dos peixes, com respostas fisiológicas, morfológicas e/ou comportamentais às variações bióticas e abióticas que ocorrem no ambiente. A intensidade e duração de cada etapa do ciclo hidrológico variam de ano para ano, ocorrendo períodos que são considerados de alta e baixa intensidade. Segundo dados do nível da água do rio Negro, em 2005 o período de seca foi considerado de intensidade forte e de duração longa. Mudanças intensas no ciclo de vida de espécies de várzea podem ter ocorrido relacionadas a esse fato. O lago do Catalão um sistema flúvio-lacustre situado próximo as confluências dos rios Solimões e negro, localizado a 5Km de Manaus. A espécie em estudo Acestrorhynchus falcirostris é uma das espécies mais abundantes e cumpre todo o ciclo biológico dentro do lago; são piscívoros, apresentam desova parcelada e sua reprodução ocorre na enchente. O trabalho pretende identificar possíveis variações na estrutura populacional de Acestrorhynchus falcirostris decorrente de um período de seca intensa em 2005, analisando as variações na abundância relativa (CPUE), estrutura em comprimento e na proporção de sexo.
METODOLOGIA:
A coleta dos peixes foi feita mensalmente no período de novembro de 2003 a setembro de 2007, utilizando uma bateria de 10 malhadeiras com malhas de 30 – 120 mm entre nós opostos, armadas em diferentes pontos de coleta na área do Catalão, as quais permaneceram imersas durante 24hs havendo despesca a cada 6hs. Após capturados, os exemplares foram acondicionados em sacos plásticos e devidamente etiquetados, permaneceram em gelo até o transporte para CPBA/INPA. No laboratório foi feita a obtenção dos dados biológicos: comprimento padrão (mm); peso toal (g), sexo, estádios de maturidade das fêmeas, gordura cavitária. A abundância relativa (CPUE) foi calculada por período hidrológico e total, usando como unidade de esforço a área da bateria de malhadeiras por 24hs de imersão. O comprimento padrão foi agrupado em classes de 1 cm, e confeccionados histogramas de freqüência. A estrutura de comprimento foi analisada visualmente e os dados da Estatística descritiva foram obtidos e aplicados os Teste de Variância (ANOVA e Kruskal-Wallis). A proporção de machos e fêmeas foi obtida para cada período, para o total, por tamanho e aplicado o teste de G para verificar se houve diferenças estatísticas entre sexos.
RESULTADOS:
O número total de exemplares analisados foi de 973. Não houve diferença no padrão de variação da abundância relativa antes e após a seca de 2005, que variaram ao longo dos períodos hidrológicos devido a diferenças na vulnerabilidade do peixe às malhadeiras: com a elevação do nível da água, as áreas alagadas ficam maiores e deixando o peixe mais disperso no lago e menos vulnerável ao aparelho de coleta. A maior CPUE ocorreu na vazante/seca 2005, onde a diminuição em volume da água facilitou a captura da espécie. Foram observadas diferenças na estrutura da população em comprimento: antes da seca do ano 2005 eram encontrados exemplares nos diversos tamanhos, mas após esse período de seca, ocorreram apenas os exemplares de grande porte. Os peixes menores (juvenis) reapareceram somente um ano após a seca. O número de fêmeas geralmente foi maior que o de machos, igualando-se estatisticamente na enchente, período provável da reprodução da espécie. Em todas as classes de comprimento as fêmeas predominaram.
CONCLUSÃO:
Em resumo, a abundância relativa (CPUE) e proporção de sexo de A. falcirostris no lago do Catalão parece não ter sido alterada após a seca intensa de 2005, onde as variações temporais na CPUE podem ser explicadas pela diferença na vulnerabilidade do peixe ao aparelho de captura nos períodos hidrológicos e as alterações temporais na proporção sexual pela proximidade dos períodos reprodutivos. Houve diferenças na composição em tamanho antes e após a seca/05: após a seca intensa, ficaram apenas os exemplares de grande porte no lago, onde os menores apareceram somente um ano após o período da seca intensa.
Instituição de Fomento: INPA/CNPq
Palavras-chave: Acestrorhynchus falcirostris, estrutura populacional, várzea.