61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
Criando caminhos: a psicologia e a educação tutorial na história do grupo PET-Psicologia da UFRGS
jaqueline tittoni 1, 2
gisele milman cervo 1, 2
debora finkler 1, 2
bruna battistelli 1, 2
angelo brandelli costa 1, 2
etiane araldi 1, 2
1. universidade federal do rio grande do sul
2. Ministério da Educação - Programa de Educação Tutorial
INTRODUÇÃO:

O ensino de psicologia no Brasil tem sido objeto de vários estudos, enfocando a questão da profissionalização e de sua inscrição no discurso da ciência através do desenvolvimento de ferramentas e tecnologias muitas vezes embasada no desenvolvimento e validação dos diferentes testes psicológicos. Esta história encontra-se tensionada pelo desenvolvimento de uma disciplina no âmbito da ciência e de uma prática profissional tomados, muitas vezes, como faces diferentes de uma mesma questão. Estes tensionamentos entre o "profissional" e o "científico" não estão restritos ao âmbito da psicologia, mas existem em diferentes áreas da formação profissional acadêmica e, sobretudo, nas disciplinas ligadas a áreas da saúde. Estes tensionamentos também evidenciam a necessidade de discussão das metodologias de ensino-aprendizagem de modo a construir alternativas em possíveis espaços de cisão entre produção de conhecimento científico e prática profissional. O Programa de Educação Tutorial, como política pública que tem por objetivo qualificar o ensino da graduação, será a base da discussão sobre a psicologia como ciência e como profissão proposta neste estudo.

 

METODOLOGIA:

Este estudo realizou-se através da análise de documentos que registram a história do Programa de Educação Tutorial no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, compreendendo o período de dezembro de 1989 até agosto de 2008, tendo sido analisados os relatórios do grupo enviados à CAPES, no período de dezembro de 1989 a julho de 2000 e relatórios enviados ao MEC, de julho de 2000 a agosto de 2008. Estes relatórios são documentos oficiais que indicam sobre as atividades do grupo desenvolvidas no período proposto. Também foram analisados a lei e as portarias que indicam sobre a criação do PET e suas diferentes transformações, bem como os manuais de orientação do programa, sendo ponto de referência a Lei nº 11.180 de Setembro de 2005, que cria e regulamenta o Programa de Educação Tutorial no Brasil. Através do levantamento de temas e acontecimentos importantes no período, discutimos a história do grupo PET-Psicologia na sua relação com a história do Ensino Superior Brasileiro, focando, especialmente, as regularidades trazidas como necessidade de qualificação do ensino da graduação e de integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Alguns acontecimentos que marcaram rupturas importantes também serão enfocados, como a mudança do nome do programa de Programa Especial de Treinamento para Programa de Educação Tutorial, por exemplo. A noção de história como história do presente foi a referência para as análises proposta neste estudo.

 

RESULTADOS:

Os principais resultados encontrados foram agrupados em dois eixos de análise, a saber, o estudo das regularidades que indicam sobre temas que possuem uma duração maior e acompanham a história do grupo e, como segundo eixo, o estudo de algumas rupturas importantes como a mudança do nome do programa e de foco. Estes eixos foram analisados à luz da história da psicologia e dos tensionamentos entre a formação acadêmica e científica e a formação profissional. Com relação ao primeiro aspecto, observa-se que os temas da integração entre Ensino-Pesquisa e Extensão estão presentes em todos os manuais, desde o primeiro até a lei de regulamentação do programa, assim como a criação de espaços de produção em equipe ou em grupo, como estratégia de troca de experiência e conhecimento. Num primeiro momento a atividade de Pesquisa aparece com maior relevância, ainda que ligada ao ensino da graduação e como estratégia para formar os possíveis estudantes da pós-graduação em desenvolvimento no Brasil. A ruptura importante que vai ocorrer a partir de 2004, colocará o ensino da graduação como foco do Programa, ressaltando a metodologia da Educação Tutorial em detrimento da idéia de educação como "treinamento" presente na formulação anterior do programa. Na psicologia, estas regularidades e rupturas acompanham a história do ensino de graduação nesta área, que surge pautado na formação profissional e trabsforma-se, com a expansão do ensino acadêmico e da pós-graduação, de modo a dar maior relevância ao discurso científico e aos seus desdobramentos.

 

CONCLUSÃO:

Destas análises, pode-se concluir que o Programa de Educação Tutorial na Psicologia mostrou-se uma importante estratégia de formação e recrutamento de estudantes para a pós-graduação em desenvolvimento na época de sua criação, focando, principalmente a pesquisa em psicologia. Esta forma de desenvolvimento do programa trouxe benefício importantes em termos da formação de pesquisadores psicólogos, mas, ao dar maior relevância à pesquisa, trouxe algumas dificuldades quanto à integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. A mudança do nome e do foco da Programa a partir de 2004, ressaltando o Ensino da Graduação e a metodologia da Educação Tutorial significou uma importante mudança em termos dos objetivos do programa e do desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem em maior acordo com a experiência contemporânea e o entendimento sobre a educação superior. 

 

Palavras-chave: ensino superior, psicologia, educação tutorial.