61ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança |
OS SABERES E AS COMPETÊNCIAS NA AULA DE MÚSICA NO ENSINO MÉDIO: A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES |
Liège Pinheiro dos reis 1 Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo 1 |
1. Departamento de Música, Universidade de Brasília/UnB |
INTRODUÇÃO: |
Este artigo relata pesquisa de iniciação científica que investigou, sob a ótica dos alunos, que saberes e competências musicais estão sendo desenvolvidos nas aulas de música do Ensino Médio e sua relação com o repertório musical do PAS/UnB. No programa, a proposta da música é inovadora e visa integrar o conhecimento intrínseco a linguagem musical e os significados e valores socioculturais a ela atribuídos (GREEN, 1997). |
METODOLOGIA: |
Utilizou-se o método survey com desenho interseccional e amostra não probabilística (BABBIE, 2005). A análise dos dados coletados em 84 questionário auto-administrado teve como referência teórica o programa do PAS/UnB e autores que discutem a relação juventude, música e escola (HARGREAVES 2005; PELAEZ (2005), DAYRELL, 2003; ARROYO, 2007). |
RESULTADOS: |
Os resultados revelam a falta de identificação dos alunos com repertório do PAS. o que demonstra a necessidade de se discutir estratégias de ensino e aprendizagem musical que mobilizem os saberes e competências musicais dos alunos na aula de música. |
CONCLUSÃO: |
A necessidade de se discutir estratégias de ensino e aprendizagem musical que mobilizem os saberes e competências musicais dos alunos na aula de música. |
Instituição de Fomento: Cnpq |
Palavras-chave: Programa de Avaliação Seriada, Aula de Música, Vivência Musical. |