61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
O LATIM NA SALA DE AULA
Emyster Handel Vicente Gaia 1
Déborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas 1
1. Universidade Federal de Roraima/UFRR
INTRODUÇÃO:

O latim é a língua oficial do Vaticano e uma disciplina estudada no curso de Letras. O estudo da língua e literatura latina contribui significativamente para a análise na área de estudo literário, subsidiando teoricamente o aluno no campo da pesquisa, levando-o a refletir sobre a importância da análise, da leitura, do enriquecimento do vocabulário vernáculo e da produção textual para o trabalho acadêmico ético e de qualidade. Considerando a ampla importância da língua latina, estudamos o seu uso na sala de aula, buscando identificar com que freqüência é usada e em quais situações. Este trabalho contribui com os cursos de Letras na medida em que propicia uma reflexão acerca da didática utilizada, visando melhorar o seu uso qualitativo na sala de aula.

 

METODOLOGIA:

O trabalho teve como campo de pesquisa duas salas de aula, língua latina I e III, do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima, cada turma com um professor distinto. Os dados foram coletados através de: 1) observação participante – técnica de coleta de registros na qual o pesquisador assistiu 8 aulas de cada disciplina, anotando em seu diário de pesquisa situações de uso da língua latina nas interações professor/alunos e alunos/alunos; 2) aplicação de entrevistas abertas - alunos e professores foram entrevistados pelo pesquisador, tomando por base um roteiro de perguntas flexíveis o bastante para possibilitar a formulação de novos questionamentos a partir das respostas dadas. Os registros foram analisados, quantitativa e qualitativamente, considerando o momento de produção da língua latina e o que motiva o seu uso.

 

RESULTADOS:

A língua latina foi pouco usada nas aulas pelo professor e menos ainda pelos alunos. Quando utilizada foi pronunciada em situações de frases curtas, com substantivos, adjetivos, verbos e suas conjugações. Nas duas turmas observadas os professores utilizaram a língua latina como objeto de ensino e não como meio de instrução. Em Latim I, o professor fez uso de palavras soltas, esclarecendo seu significado, sua declinação e dando ênfase à função sintática do caso latino. Em Latim III, ocorreu uma didática similar partindo, entretanto, do uso de frases complexas, visando sempre à tradução. Os alunos, por sua vez, repetiam as palavras (Latim I) e as frases (Latim III) ao responder exercícios e ao procurar tirar dúvidas.

 

CONCLUSÃO:

A língua latina é deveras pouco usada em sala de aula, ficando seu uso restrito a exercícios de conteúdos gramaticais (declinação, conjugação e análise sintática) e de tradução. Algumas questões foram percebidas como responsáveis pela pouca utilização do Latim em sala de aula: o impacto da novidade, no caso da disciplina latim I; uma tendência a reduzir o uso da língua à modalidade escrita, com ênfase na tradução; e a desmotivação por acreditar que a língua está extinta e, consequentemente, obsoleta.

 

 

Instituição de Fomento: universidade federal de roraima - letras
Palavras-chave: latim, motivação, didática.