61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 4. Geologia Econômica e Geofísica Aplicada
Aplicação de Técnicas de Sensores Remotos Multi-espectrais e Hiperespectrais em Dados Aerogeofísicos Visando a Seleção de Alvos para Prospecção de Cu-Au no Arco Magmático de Mara Rosa, Góias.
Saulo Alves Carreiro de Araújo 1
Adalene Moreira Silva 2
1. Instituto de Geociências - Universidade de Brasília (IG/UNB)
2. Instituto de Geociências - Universidade de Brasília (IG/UNB)
INTRODUÇÃO:
A maioria dos depósitos minerais em exploração no Brasil foram descobertos por sua expressão na superfície do terreno. Os depósitos minerais em sub-superfície demandam o uso de uma metodologia que produza informação sobre o comportamento geológico em sub-superfície. A prospecção mineral na região do Arco Magmático de Goiás encontra-se diversos obstáculos devido à escassez de afloramentos, além de extensas couraças lateríticas e amplas coberturas de solo. Essa região de Goiás apresenta importantes mineralizações de ouro(Au) e cobre(Cu), portanto a geofísica pode ser utilizada para auxiliar a prospecção e o mapeamento geológico. Este trabalho consiste na aplicação de técnicas originalmente desenvolvidas para o processamento de dados de sensores remotos multi-espectrais e hiperespectrais à classificação orientada de dados aerogeofísicos (magnetometria e gamaespectrometria), buscando a seleção de alvos para prospecção de Cu-Au no Arco Magmático de Mara Rosa.
METODOLOGIA:
O desenvolvimento deste projeto demandou a utilização de uma série de métodos, com objetivos específicos, visando o processamento, integração e interpretação de dados correspondente á área 02 do Programa de Aerolevantamento do Estado de Goiás. Os dados utilizados possuem espaçamento de linhas de vôo de 500 metros obtidos em sentido norte sul de vôo com linhas de controle ortogonais com espaçamento de 5000 metros. Para a geração das malhas (grids) foram utilizadas as rotinas do Oasis Montaj de minimum curvature (RANGRID) e bi-directional line gridding (BIGRID. Nos dados radiométricos utilizou-se a curvatura mínima e nos magnetométricos a interpolação bidirecional. Os programas BIGRID e RANGRID interpolam dados em perfis paralelos com linhas orientadas, usando curvatura mínima (RANGRID) e spline bicúbico (BIGRID) para interpolação de amostras nos pontos do grid. Dos dados recebidos utilizaram-se o campo magnético anômalo e os canais individuais de contagem total, potássio, tório e urânio. A partir destes dados foram gerados novos produtos que foram utilizados e apresentadas neste projeto. Para a análise dos dados apresentados as malhas foram convertidas em base de dados e analisadas individualmente. Foram realizadas Análises por Principais Componentes (APC) e processamento hiperespectrais (Spectral Angle Mapper – SAM e Mixture Tuned Matched Filtering- MTMF )
RESULTADOS:
Como resultados foram obtidos mapas com domínios magnéticos e gama espectrométrico a qual correlacionava à assinatura das principais ocorrências e depósitos de Au e Cu da região. A deconvolução de Euler, conjuntamente aos demais temas transformados, ajudou no traçado e na caracterização de várias fontes, inclusive revelando assinaturas não visualizadas em primeira mão pelas transformações mencionadas. As profundidades indicadas foram reduzidas à superfície do terreno, usando as informações da altura de vôo. Os canais de K, eTh e eU foram comparados com modelo digital de terreno gerado a partir dos dados do aerolevantamento, com o objetivo de observar o efeito desta sobre a concentração dos elementos, bem como associar a assinatura a novas zonas de alteração hidrotermal que estejam mineralizadas, esperando-se mapear as ocorrências de Cu-Au conhecidas. Para aplicação da APC aos dados geofísicos procurou-se caracterizar as assinaturas radiométricas e magnéticas das mineralizações já conhecidas, e escolher dados com assinaturas contrastantes (valores elevados e baixos). Para os resultados do SAM foi obtido resultados de comparação de pixels de resposta já conhecida (depósitos de chapada Au- Cu, Mundinho-Au e Nova Iguaçu-Au) determinado a partir de uma similaridade designada de ângulo espectral e com isso houve a geração de mapas com regiões com mesma resposta geofísica.
CONCLUSÃO:
A integração de dados em plataforma SIG para os dados Radiométricos e Magnéticos foi uma etapa fundamental para o reconhecimento de assinaturas e correlações de futuras regiões mineralizadas a partir de respostas já conhecidas de depósitos e ocorrências das mineralizações estudadas. As técnicas de APC e SAM mostraram-se como uma potente ferramenta para reconhecimento e localização de áreas que possuem assinatura geofisica semalhantes a de depósitos e ocorrências já conhecidas de Cu e Au na região Noroste de Goiás, Arco Magmático, auxilando na prospecção mineral. Os resultados obtidos através da aplicação de diferentes técnicas de sensoriamento remoto aos dados aerogeofísicos mostraram boa similaridade entre si. A partir disso, pode-se mapear as ocorrências de Cu-Au conhecidas, bem como novas zonas de alteração hidrotermal mineralizadas.
Instituição de Fomento: Instituto de Geociências (IG/UnB) e ao Laboratório de Geofísica aplicada(IG/UnB).
Palavras-chave: Aerogeofísica, Prospecção de Cu-Au, Arco Magmático de Mara Rosa, Góias.